metropoles.com

Vídeo: Suplicy relata apoio dos filhos para tratamento com cannabis

Eduardo Suplicy divulgou publicamente diagnóstico de Parkinson e relatou que o tratamento inclui o uso da cannabis medicinal

atualizado

Compartilhar notícia

Van Campos/ Agnews
Eduardo Suplicy no velório de Rita Lee
1 de 1 Eduardo Suplicy no velório de Rita Lee - Foto: Van Campos/ Agnews

São Paulo – O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) divulgou, nesta terça-feira (19/9), um vídeo ao lado de seus três filhos – Eduardo, o Supla, João e André – dizendo ter recebido apoio deles para o tratamento do Parkinson com a cannabis medicinal.

“O apoio dos meus filhos tem sido fundamental para eu me sentir seguro e forte, pronto para me tratar com a cannabis medicinal. Meu objetivo é contribuir para que que ela seja gratuita e acessível a quem precisar”, escreveu o parlamentar no Twitter.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Suplicy disse que a doença está em estágio inicial e, por enquanto, seus sintomas são leves. Ele foi diagnosticado ao fim do ano passado e sofre com tremores nas mãos e dores musculares na perna esquerda. O tratamento com a cannabis teve início em fevereiro deste ano.

Antes de divulgar publicamente o diagnóstico, Suplicy reuniu os filhos para conversar sobre a doença. No vídeo, cada um diz uma palavra de incentivo ao pai.

“Tenho notado positivas diferenças no tratamento e apoio muito meu pai e todas as pessoas que necessitam”, disse André na gravação.

Suplicy defende tratamento pelo SUS

Suplicy contou ter importado um vidro de cannabis industrializada e defendeu que sua distribuição seja regulamentada no Brasil. Atualmente, apenas pacientes com algum poder aquisitivo conseguem bancar o tratamento.

O petista disse que seu tratamento inclui tomar cinco gotas do medicamento no café da manhã, cinco gotas à tarde e outras cinco à tarde. Ele também usa o Prolopa, remédio contra o Parkinson.

Nesta terça-feira (19/9), Suplicy pretende participar de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O grupo vai discutir a regulamentação do cultivo e da distribuição da cannabis no país.

Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou, no mês de janeiro, uma lei que autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis no estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?