metropoles.com

Vídeo mostra desespero de PMs após matarem policial de grupo de elite

Cabo Rahoney de Paula Vieira, do Comando de Operações Especiais, foi morto após ser confundido com um ladrão por colegas de farda em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
foto colorida com reprodução de vídeo que mostra momento em que PMs socorrem colega após atirarem por engano na zona sul de SP - Metrópoles
1 de 1 foto colorida com reprodução de vídeo que mostra momento em que PMs socorrem colega após atirarem por engano na zona sul de SP - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo – Um vídeo feito por moradores da Vila Andrade, zona sul de São Paulo, mostra o desespero de policiais militares ao perceberem que atiraram por engano em um colega do grupo de elite da corporação. O cabo Rahoney de Paula Vieira, de 31 anos, não resistiu aos ferimentos. Ele atuava no Comando de Operações Especiais (COE) da PM.

0

A ocorrência foi registrada na noite de sexta-feira (29/3), durante um patrulhamento do 16º Batalhão na região. PMs suspeitaram ao verem Rahoney, que estava à paisana e de capacete na cabeça, fazer uma abordagem com arma ao motorista de um carro de aplicativo. Achando que se tratava de um assalto, os policiais, identificados como um cabo e um soldado, atiraram contra o cabo.

De acordo com  testemunhas, os policiais só percebem que haviam atirado em um colega de farda após descerem da viatura. As imagens mostram os agentes em volta de Rahoney, já caído no chão (veja abaixo). Eles caminham de um lado para o outro e parecem conversar em tom alterado.

Os próprios policiais tentam reanimar o colega. Em seguida, o colocam na viatura e saem em alta velocidade. Rahoney foi levado ao pronto-socorro do Hospital Albert Eintein, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Segundo a polícia, o motorista de aplicativo abordado por Rahoney contou que tinha se perdido no bairro por causa de problemas em seu GPS e, por isso, teria sido abordado pelo policial de elite.

DHPP investiga o caso

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a PM e o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) investigam “todas as circunstâncias” que envolvem a morte do policial.

A pasta acrescentou que “um dos policiais do patrulhamento” foi quem atirou contra o colega de farda, mas sem especificar qual deles efetuou o disparo. O caso é investigado como morte decorrente de intervenção policial.

O 4º Batalhão de Choque, ao qual o COE está subordinado, lamentou a morte do cabo em uma rede social. Ele ingressou na corporação em 25 de novembro de 2014. O enterro de Rahoney está previsto para este domingo (31/3).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?