Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Saindo do Suco: Unifesp cria projeto para abandono de anabolizantes

Programa Saindo do Suco com Segurança oferece suporte médico às pessoas que querem abandonar o uso de anabolizantes de forma segura

24/06/2026 10:22, atualizado 24/06/2026 10:31
Compartilhar notícia
Wavebreakmedia/Getty Images
unifesp lança programa abandono uso anabolizantes

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançou um programa para auxiliar pessoas no abandono do uso de anabolizantes de forma saudável e segura, oferecendo acolhimento, assistência médica e educação com atendimento médico sigiloso e gratuito.

O projeto Saindo do Suco com Segurança conta com uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento médico especializado, orientação nutricional, suporte psicológico e aconselhamento em relação ao treinamento físico.

A proposta pretende ajudar pacientes a recuperar a saúde hormonal após o abandono do uso de esteroides, bem como a ajudar na preservação da massa muscular de forma mais natural, na redução dos riscos cardiovasculares e metabólicos e no enfrentamento das questões psicológicas associadas ao uso.

O projeto é liderado pelo Núcleo de Endocrinologia da disciplina de Medicina Esportiva da Unifesp, coordenado pelo professor e endocrinologista Clayton Macedo.

“Mais do que um programa de atendimento, esta é uma iniciativa de saúde pública. Acreditamos que oferecer suporte a quem deseja abandonar o uso de anabolizantes é uma estratégia fundamental para reduzir danos, prevenir complicações graves e aproximar a população da medicina baseada em evidências”, afirma o professor Macedo.

Até o momento, a iniciativa já recebeu cerca de 40 solicitações.


Como participar

  • O atendimento é feito de forma voluntária, sigilosa e gratuita.
  • Os interessados devem fazer contato com o programa da Unifesp, via e-mail saindodosuco@gmail.com.
  • É necessário preenchimento de avaliação prévia e, quando disponível, o envio de exames laboratoriais e documentos médicos.

Uso de anabolizantes gera alerta

Recentemente, com a morte do fisiculturista Gabriel Ganley, de 22 anos, alertas sobre os riscos de anabolizantes voltaram à tona, em especial à associação deles com outras substâncias, causando maior risco à saúde.

Para a nutróloga Bruna Braga, essa combinação costuma ser motivada pela busca por redução de gordura corporal e maior definição muscular de forma mais rápida.

“Existe a ideia equivocada de que essas medicações ajudam a controlar o ganho de gordura, melhorar a sensibilidade à insulina e até minimizar efeitos colaterais hormonais. O problema é que o uso sem indicação médica pode trazer consequências extremamente graves”, explica.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters