metropoles.com

TRE cassa mandato de vereador de SP que trocou PSDB pelo PSB

TRE-SP cassou mandato do vereador Daniel Annenberg, que trocou o PSDB pelo PSB no ano passado, alegando aproximação com Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

André Bueno/Rede Câmara
Vereador Daniel Annenberg
1 de 1 Vereador Daniel Annenberg - Foto: André Bueno/Rede Câmara

São Paulo – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta terça-feira (14/3) o mandato do vereador paulistano Daniel Annenberg (PSB), por infidelidade partidária. Em agosto do ano passado, ele se desfiliou do PSDB depois de 17 anos, alegando uma aproximação dos tucanos com o bolsonarismo.

Segundo Annenberg, que foi secretário do também ex-tucano João Doria na Prefeitura de São Paulo (2017-2018), o PSDB “passou a desviar-se de seu quadro programático e de seu caráter social-democrata” quando o próprio Doria “passou a apoiar a candidatura” do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018.

Ainda assim, ele se candidatou e se elegeu vereador pelo PSDB nas eleições de 2020.

Autor do pedido de cassação do mandato, o presidente do PSDB da capital, Fernando Alfredo, disse que Annenberg “deixou de seguir as orientações do partido” nas votações da Câmara Municipal e que ele se desfiliou da sigla para “seguir seu grupo político”, do qual faz parte o vice-presidente Geraldo Alckmin, que já havia trocado o PSDB pelo PSB para sair candidato na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seu voto, o desembargador Silmar Fernandes, relator do processo no TRE-SP, deu razão ao dirigente tucano da capital, apontando falta de fatos concretos que “amparem a existência de alteração essencial no programa partidário do PSDB” ou “o distanciamento reiterado de sua ideologia” que permitisse a desfiliação partidária sem a perda do cargo.

“Não se evidencia, conforme narrado pela defesa, um direcionamento formal do PSDB para acompanhar as pautas defendidas pelo então governo de Jair Bolsonaro, mas sim a postura de alguns filiados nesse sentido”, afirmou o relator, cujo voto foi seguido pelos outros cinco juízes que participaram do julgamento.

A decisão do TRE-SP ainda deverá ser formalmente comunicado à Câmara Municipal. Quem assumirá a vaga de Annenberg na Casa será o suplente de vereador Beto do Social (PSDB). Annenberg ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?