Em SP, Temer critica EUA por aplicar Magnitsky contra esposa de Moraes
O ex-presidente Michel Temer, que indicou Alexandre de Moraes ao STF, criticou sanções dos EUA contra a esposa do ministro
atualizado
Compartilhar notícia

Em evento com empresários em São Paulo, o ex-presidente Michel Temer (MDB) criticou, nesta segunda-feira (22/9), o governo dos Estados Unidos pela aplicação da Lei Magnitsky contra a advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Quero manifestar meu desagrado com essa última manifestação dos Estados Unidos, em relação à esposa do ministro Alexandre de Moraes. Nós temos uma regra no nosso sistema jurídico, que diz ‘a pena nunca pode passar do réu’. Se há uma pena contra o ministro Alexandre de Moraes, ele não poderia ultrapassar o ministro Alexandre de Moraes”, disse Temer no MacroDay, evento promovido pelo Banco BTG em um hotel na zona sul da capital paulista.
“O gesto de hoje de aplicar aquela Lei Magnitsky à senhora esposa do ministro do Supremo e outras tantas medidas que poderão vir inadequadamente na relação Brasil-Estados Unidos. Nós temos uma relação de relacionamento muito adequada com os Estados Unidos, como temos com a China e com todos os países. Porque o multilateralismo é fundamental”, acrescentou o ex-presidente.
Alexandre de Moraes fala sobre sanção contra a esposa
O ministro Alexandre de Moraes emitiu uma nota sobre a aplicação da sanção americana contra a esposa. Para Moraes, a medida é “ilegal e lamentável”. Com a aplicação da Magnitsky, Viviane não poderá entrar nos Estados Unidos, nem fazer transações comerciais com empresas americanas. A sanção já havia sido aplicada contra o ministro em julho.
Moraes foi indicado ao STF pelo então presidente Michel Temer em fevereiro de 2017. Antes disso, o magistrado era Ministro da Justiça no mandato do emedebista.
O ex-chefe do Planalto participou de painel com os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Maia (PSD-RJ).








