Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Sabesp enviará mensagem de alerta por consumo excessivo de água

Clientes da Sabesp receberão mensagem no WhatsApp quando houver aumento repentino no consumo de água

25/03/2026 13:31
Compartilhar notícia
Governo do Estado de São Paulo
Imagem colorida mostra caixas de água de estação de tratamento da Sabesp - Metrópoles

Os clientes da Sabesp passarão a receber um alerta por mensagem no WhatsApp caso seu consumo de água atinja um pico repentino. A nova medida anunciada utilizará inteligência artificial para realizar o monitoramento.

Além da mensagem, a empresa também adotará um aviso destacado que será incluído na fatura mensal sempre que a elevação do consumo superar 30% da média habitual.

Segundo a Sabesp, os avisos têm como objetivo garantir o uso consciente de água e a saúde financeira das famílias abastecidas, em especial nos casos de um possível vazamento interno nas residências.

Tubulações rompidas dentro das paredes, caixas sanitárias com vazamento ou fissuras na caixa-d’água acabam fazendo com que a água seja desperdiçada. E, como são problemas dentro do imóvel, a manutenção é de responsabilidade dos moradores. Assim, os alertas vão ajudar a população a identificar mais rápido esses problemas e tomar providências para sanar o vazamento interno”, afirma e empresa.

Os clientes também terão à disposição um serviço de atendimento via videochamada com atendentes assim que o alerta for enviado. Para receber as mensagens, é necessário estar com os dados atualizados.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters