
PT cita "confusão criada pela prefeitura" e mantém ato com Lula na Paulista
Prefeitura usou pedido do TRE-SP para tentar vetar atos na Paulista na véspera da eleição, mas tribunal negou proibição de atos no sábado

Após a Prefeitura de São Paulo barrar um evento na Paulista, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Avenida Paulista, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu manter a agenda no próximo sábado (3/10). Em comunicado, o partido lamentou o que chamou de “tentativa da prefeitura de criar confusão em torno da realização do ato”. O posicionamento aconteceu após a prefeitura comunicar a proibição de eventos na Paulista durante o final de semana do primeiro turno.
Conforme publicado pelo Metrópoles, a gestão de Ricardo Nunes (MDB) se baseou em uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para vetar a caminhada petista, que também terá a presença do candidato ao governo Fernando Haddad, no sábado. O pedido do TRE-SP, no entanto, pede que a avenida seja mantida livre para circulação de veículos no domingo (4/10), mas não menciona a véspera da eleição.
Segundo o PT, a conduta da prefeitura “abre margem para interpretações de cunho político com objetivo de prejudicar a mobilização da agenda”. O partido ressaltou que eventos eleitorais dessa natureza não dependem de autorização prévia do poder público e que a gestão foi comunicada previamente sobre a caminhada para garantir a organização e segurança do evento.
“Na quarta-feira (30/9), representantes do Diretório Estadual do PT participaram de reunião com a Subprefeitura, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana, a CET e a SPTrans para tratar da operação da caminhada. O evento e seu percurso foram apresentados aos órgãos responsáveis, e a reunião foi registrada e lavrada em ata. Estranhamente, após a reunião, a prefeitura comunicou ao partido e à imprensa que a caminhada não poderia ser realizada, sob a justificativa de que o TRE-SP solicitou que a Avenida Paulista ficasse desobstruída nos dias 3 e 4”, diz o posicionamento.
“O PT não aceitará que uma determinação legítima destinada a garantir a circulação na Avenida Paulista durante o dia da votação seja utilizada como justificativa para impedir ou dificultar um ato público no dia anterior. O PT seguirá tomando todas as medidas jurídicas e administrativas cabíveis para assegurar a realização do ato, com segurança e organização, e para garantir o pleno exercício do direito à manifestação”, completou.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SPPrefeitura tenta barrar evento do PT na Paulista
Segundo a gestão Nunes, a Paulista deverá ficar desimpedida em tempo integral nos dias 3, 4, 24 e 25 de outubro. O prefeito é aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Flávio Bolsonaro (PL), candidato à Presidência da República. Ambos são adversários de Haddad e Lula.
A justificativa para a proibição é uma determinação do TRE-SP para evitar qualquer tipo de obstrução ao acesso e circulação de servidores, equipamentos, mesários, apoios logísticos e eleitores. Em nota, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Sé, informou que “nenhum evento poderá ser realizado na Avenida Paulista nos dias 3 e 4 de outubro”, assim como nos dias 24 e 25, o segundo turno do pleito. “Fica também impedida a montagem de carreta de som e palco no endereço”, afirmou o comunicado.
A gestão Nunes diz que a negativa atende à requisição do TRE-SP. A determinação do tribunal, no entanto, pede que a Paulista fique desimpedida nos domingos de eleição, mas não estabelece proibições nos sábados.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todasA Prefeitura de São Paulo também rejeitou um pedido do PT para realizar um ato em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) durante a apuração do primeiro turno.



