metropoles.com

Procuradoria tenta reverter tombamento do Complexo do Ibirapuera

Governador Tarcísio de Freitas afirmou que plano é modernizar espaço, sem transformá-lo em arena multiuso, com shopping e torres comerciais

atualizado

Compartilhar notícia

Ciete Silvério/ GovernoSP
Complexo do Ibirapuera
1 de 1 Complexo do Ibirapuera - Foto: Ciete Silvério/ GovernoSP

São Paulo – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nessa sexta-feira (16/2) que a Procuradoria do Estado entrou na Justiça Federal para reverter o processo de tombamento do Complexo do Ibirapuera. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Heliópolis, na zona sul da capital.

De acordo com Tarcísio, o objetivo não seria erguer uma arena multiuso no local, com shopping center e torres comerciais, como defendia a gestão de João Doria. O plano é modernizar o espaço, que seria voltado exclusivamente para os esportes.

“A revitalização do Complexo do Ibirapuera é prioridade número 1 da Secretaria de Esportes. A prioridade número dois é a prorrogação da cessão de uso do Centro Paraolímpico e a construção do velódromo que a gente também quer fazer”, disse Tarcísio.

“O Complexo do Ibirapuera tem duas linhas de ação: nós queremos que aquele complexo seja esportivo. Nós queremos que ali abrigue competições esportivas. Nós queremos que o [estádio] ícaro seja sendo o templo do atletismo”, completou o governador.

Ele afirmou que, caso o processo de tombamento não possa ser revertido, o governo estuda fazer uma ampla reforma até o fim de 2026.

“Nós podemos fazer uma arena da envergadura que São Paulo merece. Muito mais moderna, para acomodar competições e acomodar o esporte. Para ser o templo do esporte, não para ter exploração imobiliária. Se a gente não conseguir reverter o tombamento, nós vamos fazer a reforma e as melhorias no complexo como ele está, respeitando o tombamento e a arquitetura como está”, disse.

Governo cancela prova de automobilismo

Na última quarta-feira (14/2), o governo cancelou o aluguel da pista de atletismo do estádio do Ibirapuera, em São Paulo, para a realização de um evento de automobilismo, que deveria ocorrer em março. A decisão foi divulgada após uma reunião com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Paulista de Atletismo (FPA).

A prova de automobilismo faria parte de uma das etapas do Ultimate Drift e seria realizada nos dias 9 e 10 de março. Imagens de um trator arrancando o revestimento da pista causaram revolta entre amantes do atletismo.

Na quarta, a Secretaria Estadual de Esportes afirmou que cancelou o contrato de locação do estádio. “A pasta reitera seu compromisso com a reforma do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e destaca que as tratativas para este fim com o Iphan e demais órgãos estaduais estão em andamento”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?