metropoles.com

Tucanos citam “arrogância” e expulsam Joice antes de desfiliação

PSDB decide expulsar Joice Hasselmann após críticas que a agora ex-deputada fez aos tucanos; ela já havia pedido desfiliação do partido

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Joice Hasselmann com o cabelo preso
1 de 1 Joice Hasselmann com o cabelo preso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – O diretório do PSDB da capital paulista confirmou, na noite dessa terça-feira (31/1), a expulsão da agora ex-deputada federal Joice Hasselmann, que não foi reeleita em 2022 e deixa a Câmara a partir desta quarta-feira (1º/2). A parlamentar havia feito uma série de críticas aos tucanos em entrevista ao Metrópoles.

Depois da decisão, o diretório municipal tucano publicou uma nota com ataques à ex-aliada.

“A entrada dela (Joice) no partido foi objeto de inúmeros pedidos de impugnação desde o anúncio de sua filiação. Sua postura arrogante e a forma como sempre tratou pautas e princípios caros ao PSDB sempre trouxeram desconforto a quem é tucano/tucana por convicção, não por conveniência”, diz o texto.

Joice havia anunciado sua desfiliação da legenda ainda na tarde da terça, ao mesmo tempo que o presidente do partido na cidade, Fernando Alfredo, marcou reunião para decidir por sua expulsão.

O PSDB argumenta que, segundo a legislação eleitoral, Joice deveria ter feito o pedido de desfiliação ao diretório municipal do partido. Ela havia enviado o pedido ao diretório estadual.

Em 2018, Joice foi eleita com mais de 1 milhão de votos pelo PSL, na onda conservadora que elegeu Jair Bolsonaro, no mesmo partido à época. Ela rompeu com o agora ex-presidente durante o mandato e se filiou ao PSDB em 2021, a convite do ex-governador paulista João Doria, que também deixou o partido no ano passado.

Em 2022, sem Doria, que não conseguiu viabilizar sua candidatura presidencial, e em oposição a Bolsonaro, Joice obteve menos de 14 mil votos e não conseguiu se reeleger deputada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?

Notificações