metropoles.com

Haddad diz que Lula pediu inclusão de pobre no Orçamento e rico no IR

Fala de Fernando Haddad sobre pedido de Lula ocorre em meio à desconfiança do mercado financeiro com sua indicação para a Fazenda

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida mostra o ex-ministro Fernando Haddad (PT) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o ex-ministro Fernando Haddad (PT) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – Anunciado como o próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) declarou na manhã desta quinta-feira (15/15) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a ele que a população mais pobre deve ser a prioridade do governo a partir de 2023.

Durante o Natal dos Catadores, evento realizado no centro de São Paulo e que contou com a participação de Haddad e Lula, o futuro ministro lembrou o período em que comandou o Ministério da Educação e no qual promoveu projetos como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

“Nessa campanha Lula fez a promessa de que ministro da Fazenda tem que ter outra preocupação, que é colocar o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda. Então, ele me convidou para essa nova tarefa e se a gente tiver o mesmo êxito que teve quando nos colocou a tarefa da Educação, vamos ter um país mais justo que é o que precisamos”, declarou Haddad.

A fala ocorre em meio à desconfiança do mercado financeiro com Haddad enquanto escolha de Lula para a Fazenda. O receio é de que Haddad, enquanto petista de base, atenda à “desobediência fiscal” indicada por Lula.

O ex-prefeito de São Paulo, candidato derrotado na eleição a governador neste ano, foi anunciado como o próximo ministro da Fazenda na segunda-feira (12/12).

Lula sinaliza prioridade aos mais pobres

Também nesta manhã, após a fala de Haddad, Lula indicou que pretende priorizar os mais pobres no futuro governo sem colocar à frente “políticas fiscais”.

“A gente não cuida do pobre se ficar olhando dados estatísticos, política fiscal do governo, orçamento da Prefeitura, orçamento do estado. Sempre haverá prioridade mais importante que os pobres, sempre haverá a pressão que vocês não conseguem fazer”, disse o petista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPolítica

Você quer ficar por dentro das notícias de política e receber notificações em tempo real?