metropoles.com

Expansão fiscal pode não ajudar a economia, diz Haddad

“Não estamos em um momento em que a expansão fiscal vá ajudar a economia”, afirmou o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda de Lula - Metrópoles
1 de 1 Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda de Lula - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (14/12) que o Brasil não passa por um momento favorável à expansão fiscal.

Em entrevista ao programa Estúdio i, da Globo News, o petista disse que o primeiro objetivo do próximo governo será honrar os compromissos herdados e não desamparar a população mais pobre, sem que isso represente qualquer ameaça à política fiscal.

“Não estamos em um momento em que a expansão fiscal vá ajudar a Economia. Estamos em um momento em que estamos pegando uma situação fiscal, assumindo um compromisso herdado, e não vamos desamparar as pessoas que foram incluídas no INSS ou no Auxilio Brasil”, afirmou Haddad.

Para o futuro ministro, a intervenção na economia não será o foco do novo governo do PT.

“Em determinadas situações, você precisa tomar medidas anticíclicas. Não existe relação do ‘quanto mais gasto, mais cresce o PIB’. O que existe é que, em determinadas situações, quando se tem um choque, pode ser uma pandemia ou uma guerra, há momentos em que o Estado intervém, mas são momentos muitos críticos”, afirmou.

Banco Central

Durante a entrevista, o futuro ministro da Fazenda garantiu que terá uma boa relação com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto – escolhido por Jair Bolsonaro e que tem mandato no BC até 2024.

“Hoje, olhando para todos os indicadores, se fizermos bem feito e houver espaço para estímulo, será o estímulo monetário. Se nós soubermos fazer a transição, tem espaço para uma taxa de juros menor. Você precisa dar segurança para a autoridade monetária”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?