metropoles.com

Datafolha: maioria em SP é contra privatizar a Sabesp

Segundo pesquisa Datafolha, apoio a privatizações é maior em SP do que no restante do país, mas 53% dos paulistas são contra venda da Sabesp

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Tarcísio
1 de 1 Tarcísio - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Pesquisa do Instituto Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (10/4), mostra que 53% dos paulistas são contrários à privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tido como principal ativo do plano de desestatizações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Segundo a pesquisa, 40% disseram que são favoráveis à privatização da empresa, 6% não souberam responder e 1% disse ser indiferente ao tema.

Apesar da reação negativa, o levantamento aponta que os habitantes de São Paulo são mais favoráveis a privatizações ou concessões de ativos públicos do que os moradores dos demais estados brasileiros.

Segundo a pesquisa, enquanto 38% dos brasileiros apoiam a transferência de empresas estatais ao setor privado, esse percentual chega a 42% em São Paulo. No sentido oposto, 45% dos brasileiros  são contrários às políticas de desestatização, mas em São Paulo esse índice é ligeiramente menor: 43%.

O levantamento foi feito entre os dias 3 e 5 de abril. Foram 1.806 entrevistas presenciais , realizadas em 65 cidades de todas as regiões do país, com cidadãos com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Sabesp

Tarcísio foi eleito com uma plataforma de ampla defesa das privatizações no estado. O governo anunciou a contratação de uma consultoria internacional, ligada ao Banco Mundial, para formatar a venda da Sabesp, na semana passada.

Segundo o Datafolha, entre os eleitores de Tarcísio, 49% são contra a privatização da empresa de saneamento. Entre os eleitores do adversário Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda, o percentual de pessoas contrárias à venda da Sabesp chega a 65%.

Compartilhar notícia