metropoles.com

Após decisão de Moraes, bolsonaristas recuam de ato em SP

Ato golpista marcado por bolsonaristas para esta 4ª feira na Avenida Paulista foi cancelado após a decisão do ministro Alexandre de Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Juliana Arreguy/Metrópoles
Avenida Paulista sem protesto bolsonarista
1 de 1 Avenida Paulista sem protesto bolsonarista - Foto: Juliana Arreguy/Metrópoles

São Paulo – Um ato golpista marcado por bolsonaristas para esta quarta-feira (11/1), na Avenida Paulista, em São Paulo, foi cancelado após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a ocupação ou o bloqueio de vias públicas e rodovias em todo o país para manifestações antidemocráticas.

Em frente ao Museu de Arte de Sâo Paulo (Masp), onde há dois dias ocorreu um ato em defesa da democracia feito por movimentos sociais e partidos de esquerda, o cenário bem era diferente do de segunda-feira (9/1): as duas vias continuaram com o trânsito fluindo normalmente. Além disso, havia grades que impediam acesso ao vão livre do Masp, algo que não ocorreu no ato de segunda.

Apenas pequenos grupos de três ou quatro pessoas vestindo as cores verde e amarelo passaram em frente ao Masp no início da noite desta quarta. No local, a Polícia Militar posicionou carros, motos e a cavalaria.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) afirmou que faz uso de monitoramento de redes sociais para verificar se há grupos se organizando para realizar atos em São Paulo.

Proibição

A decisão do ministro Alexandre de Moraes proibindo o bloqueio de vias para atos golpistas, com determinação de prisão em flagrante para quem a descumprisse, foi dada a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No pedido, a AGU destacou que grupos no Telegram estavam convocando pessoas para uma “Mega Manifestação Nacional pela Retomada do Poder” para esta quarta-feira. Moraes determinou ao aplicativo o bloqueio desses perfis.

Compartilhar notícia