Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Polícia captura 4 suspeitos de estupro coletivo de 2 crianças em SP

Os suspeitos, 4 adolescentes e um maior de idade, gravaram os estupros contra as crianças de 7 e 10 anos e compartilharam na internet

02/05/2026 11:56, atualizado 04/05/2026 08:36
Divulgação/ Polícia Civil
Polícia captura 4 suspeitos de estupro coletivo de 2 crianças em SP

Quatro dos cinco suspeitos – quatro adolescentes e um maior de idade, Alessandro Martins dos Santos (foto em destaque) – acusado pelo estupro coletivo contra duas crianças, de 7 e 10 anos, no último dia 21, no bairro União de Vila Nova, zona leste de São Paulo, foram capturados pelas polícias Civil e Militar, nessa quinta e sexta-feira (30/4 e 1°/5). Segundo a Polícia Civil, um adolescente permanece foragido.

Um balanço divulgado neste sábado (2/5) confirma a apreensão de três menores e a prisão de um maior com envolvimento direto no estupro. Segundo a Polícia Civil, o quarto adolescente não foi encontrado.

Dos três menores apreendidos, dois foram levados pelos pais, nessa quinta-feira (30/4), à sede do 63° Distrito Policial (DP), Vila Jacuí, responsável pela investigação. Outro adolescente foi apreendido em Jundiaí, interior de São Paulo.

O único maior de idade envolvido no estupro coletivo foi preso na Bahia. Ele aguarda audiência de custódia para ser transferido a São Paulo, onde deve prestar depoimento sobre o crime.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Revoltante e chocante

Segundo a polícia, os abusos foram filmados pelos próprios abusadores e compartilhados na internet. O Metrópoles teve acesso às imagens e optou por não divulgá-las devido ao nível de crueldade contra as crianças. Nelas, é possível ver o grupo de abusadores debochando do desespero das vítimas. Em outro momento, uma das crianças é agredida com tapas na cabeça.

Nas redes sociais, o subprefeito de São Miguel, Divaldo Rosa, publicou que o Conselho Tutelar acompanha o caso. As vítimas e seus familiares foram acolhidos por programas governamentais e familiares. Os dois meninos passam por tratamento psicológico e médico em virtude dos abusos. Ele classificou o caso como chocante e revoltante.

“Este caso é revoltante, choca e não pode ser tratado como algo normal. Os abusadores agem, na maioria das vezes, na sombra do medo, da omissão e da falta de denúncias aos órgãos públicos, reforçou o subprefeito.

As investigações do caso prosseguem pelo 63° DP (Vila Jacuí), que identificou cinco autores, sendo quatro adolescentes e um maior de idade. Três dos menores foram apreendidos, sendo um em Jundiaí e dois na capital. Diligências prosseguem para captura do maior foragido e apreensão do quarto adolescente envolvido.

Protesto

Moradores da região onde ocorreu o estupro coletivo realizaram manifestação, nessa sexta-feira (1°/5). O ato pacífico teve pedido por justiça e resposta célere das autoridades.

Com cartazes em mãos, manifestantes caminharam por ruas do bairro União de Vila Nova. Autoridades também participaram do ato.