metropoles.com

Nunes diz que barco da Billings sai em março, mas Marinha não dá prazo

Prefeito diz que transporte por barco na Represa Billings deve começar a funcionar em março, mas Marinha ainda analisa documentação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Prefeitura de SP
Imagem mostra embarcação à beira de represa; barco é parte do projeto Aquático SP - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra embarcação à beira de represa; barco é parte do projeto Aquático SP - Metrópoles - Foto: Divulgação/Prefeitura de SP

São Paulo — O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou na manhã desta quinta-feira (7/3) que o transporte por barco na Represa Billings, na zona sul de SP, deverá começar a funcionar até o “último dia do mês de março”. O início da operação do Aquático SP, como é chamado, já foi adiado diversas vezes desde o ano passado.

Apesar da declaração do prefeito, a Capitania dos Portos de São Paulo, vinculada à Marinha do Brasil, ainda analisa a documentação apresentada pela administração municipal e não dá estimativa de prazo para a emissão das licenças necessárias para o início da operação.

“Até o último dia do mês de março. Dever ser próximo aos últimos dias de março”, afirmou Nunes, em entrevista nesta quinta. “Até o final de março a gente vai estar iniciando o projeto do transporte aquático, hidroviário. Nós tivemos problemas com relação à questão das licenças e é natural que aconteça isso. A gente vai adequando, mas não está assim tão fora do nosso cronograma”, disse o prefeito.

Nunes voltou a citar a importância do transporte aquático para os moradores da região e afirmou também que o barco poderá ser usado para turismo aos fins de semana na Billings, que, segundo o prefeito, “é muito bonita”.

O Aquático é um barco com capacidade para 60 passageiros por viagem que vai ligar o Cantinho do Céu, no Grajaú, à região da Pedreira, uma distância de cerca de 5,6 km. A prefeitura promete que o trajeto será feito em apenas 15 minutos e que vai transportar cerca de 10 mil pessoas por dia, em um sistema interligado ao bilhete único. Hoje, quem vive na região gasta cerca de 1h20 para deixar o bairro, superpopuloso e com poucas rotas de saída por transporte terrestre.

Como o Metrópoles mostrou na última semana, não é a primeira vez que Nunes promete o início da operação. Já deu como prazo outubro e novembro do ano passado e, em janeiro, chegou a publicar vídeo em sua conta no Instagram dizendo que funcionaria em fevereiro.

Marinha

Questionada pela reportagem na última sexta-feira (1/3) sobre quando serão fornecidas as licenças necessárias para a operação do Aquático SP, a Marinha respondeu nesta quinta à tarde e não deu prazo para a conclusão das análises.

“As análises realizadas pela Marinha do Brasil, na qualidade de Autoridade Marítima, estão voltadas exclusivamente à questões relacionadas à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações”, disse. “Dessa forma, todas as ações administrativas cabíveis estão pautadas pelas Normas da Autoridade Marítima (Norman) e aquelas que ensejem a emissão de licenças serão concluídas após a conclusão da análise dos processos protocolados junto à Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP)”, respondeu, sem apresentar uma data.

A Marinha também foi questionada se a prefeitura não entregou ou deixou de apresentar algum laudo ou documento referente à operação das embarcações, bem como dos terminais. A CPSP disse que os processos referentes ao Aquático encontram-se em fase de análise documental, “tendo sido realizadas algumas vistorias ‘in loco’ e outras programadas, visando garantir a segurança de todo o processo”.

A autoridade marítima também não descartou novos pedidos. “Eventuais necessidades adicionais, caso hajam, serão tempestivamente comunicadas ao órgão competente”, afirmou.

Além da Marinha, a liberação do Aquático passou ainda pela análise da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?