metropoles.com

Nunes adia revisão do Plano Diretor de SP para 31 de março de 2023

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) adiou a revisão do Plano Diretor de São Paulo. No entanto, a lei deveria ter sido revista até o fim de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo
1 de 1 Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo - Foto: Divulgação

São Paulo — O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), adiou até 31 de março de 2023 o prazo para entregar à Câmara de Vereadores a proposta de revisão do Plano Diretor da capital paulista.

Esta é a segunda vez que Nunes — criticado anteriormente por suposta “pressa” para discutir as mudanças — prorroga a data final da revisão do Plano Diretor. O novo prazo foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no sábado (24/12), véspera do Natal.

Com um conjunto de regras para a cidade, o Plano Direito é uma lei municipal que regulamenta a forma como São Paulo deve crescer. A atual legislação está vigente desde 2014, época da gestão Fernando Haddad (PT) na Prefeitura, e deveria ter sido revisada até o fim de 2021.

Idas e vindas

No ano passado, Nunes chegou a promover audiências públicas sobre o Plano Diretor e apresentou cronograma para atualizar a lei. Por estar em meio à pandemia de Covid-19 e a argumentações de que a população deveria participar do debate, ele acabou alvo de uma série de críticas e enfrentou até ação judicial.

Com pressão sobre os vereadores e sobre o Executivo para adiar a discussão, o prefeito de São Paulo decidiu recuar. A proposta de revisão só foi retomada em julho de 2022, com previsão de entrega até o fim do ano.

Desta vez, no entanto, a prefeitura alegou não ter tempo hábil para avaliar as contribuições da sociedade civil e enviou, recentemente, projeto de lei aos vereados para postergar o prazo. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal em 12 de dezembro e voltou para apreciação de Nunes, que a sancionou agora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?