Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Motoboys protestam em SP contra mudanças nas regras para a categoria. Veja vídeo

Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km

25/03/2026 15:42, atualizado 26/03/2026 08:29
Compartilhar notícia
Reproduação / Redes Sociais
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km - Metrópoles

Motoboys de aplicativo fazem uma manifestação na tarde desta quarta-feira (25/3) em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na zona sul de São Paulo. O comboio de motociclistas bloqueou faixas das Marginais Pinheiros e Tietê e um trecho da Ponte Cidade Jardim durante o trajeto, seguindo em direção ao Palácio dos Bandeirantes. Segundo o Policiamento de Trânsito, as manifestações se concentram no entorno da sede do governo e ocorrem de forma pacífica, com acompanhamento das equipes.

Entre as reivindicações da categoria, estão o fim do curso obrigatório para entregadores, transparência dos algoritmos nas plataformas,  pagamento integral das rotas agrupadas e taxa mínima de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por quilômetro.

Motoboys protestam em SP contra mudanças nas regras para a categoria - destaque galeria
4 imagens
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
1 de 4

Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km

Reproduação / Redes Sociais
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
2 de 4

Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km

Reproduação / Redes Sociais
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
3 de 4

Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km

Reproduação / Redes Sociais
Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km
4 de 4

Motoboys levam às ruas reivindicações de transparência nas plataformas e pagamento justo, com mínimo de R$ 10 por corrida e R$ 2,50 por km

Reproduação / TV Bandeirantes

Em relação às queixas dos manifestantes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou ao Metrópoles que lançou, nesta quarta-feira, um pacote de medidas gratuitas para motociclistas e motoristas profissionais, chamado Mão na Roda. “Quem trabalha sobre rodas terá acesso grátis a cursos e exames de capacitação no trânsito, além da CNH digital”, informou o órgão.

“A iniciativa posiciona São Paulo como o único estado do Brasil a oferecer, de forma integrada, curso, prova e CNH digital gratuitos para motoristas profissionais, incluindo motofretistas e mototaxistas”, disse o Detran-SP.

Como foi a mobilização

Os motoboys passaram por diferentes pontos da cidade durante a mobilização, incluindo regiões estratégicas da zona sul e áreas centrais. O grupo circulou em frente a emissoras de TV, como Band, no Morumbi, Globo e SBT, em Osasco, além de também ter passado pelo Viaduto do Chá.

Segundo a Polícia Militar,  o ato reúne aproximadamente 150 participantes e ocorre de forma pacífica. “Equipes do policiamento territorial acompanham a manifestação com o objetivo de garantir o direito à livre manifestação, a preservação da ordem pública, a segurança viária e a fluidez do trânsito na região”, informou a corporação. Até o momento, não há registro de incidentes.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora a manifestação. Até as 12h desta quarta-feira, a cidade registrava 303 km de lentidão no trânsito, índice considerado baixo.