metropoles.com

Lei Seca em SP: 1,3 mil motoristas se negam a fazer teste do bafômetro

Operação do Detran aconteceu na última semana em todo o estado; 1.295 motoristas foram multados por se recusarem a fazer teste do bafômetro

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Motorista soprando bafômetro - Metrópoles
1 de 1 Motorista soprando bafômetro - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

São Paulo — O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e a Polícia Militar (PM) realizaram, durante a Operação Lei Seca, 123 ações de fiscalização e educação para combater o consumo de álcool combinado com direção. As operações aconteceram em todas as regiões do estado, entre os dias 15 e 25 de setembro. Ao todo, 36.416 motoristas foram abordados.

A campanha fez parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Segundo dados do Detran-SP, 1.295 motoristas foram multados por recusa ao teste de bafômetro e 96 por direção sob influência de álcool. Também foram registrados 18 crimes de trânsito — quando o condutor apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. No total, 1.409 motoristas foram autuados.

O órgão informa que tanto dirigir sob efeito de álcool — quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido — quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.

Operação Direção Segura Integrada

Com o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica, o Detran-SP promoveu, de forma integrada com as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, 35 inspeções da Operação Direção Segura Integrada durante a SNT.

No total, 27.497 veículos foram abordados nas ações em todo o estado, sendo 702 motoristas multados por recusa ao teste do etilômetro e 82 por direção sob influência de álcool. Nas inspeções, foram registrados 13 crimes de trânsito.

O Comando de Policiamento de Trânsito também promoveu 77 fiscalizações durante o período. Foram 8.919 testes do bafômetro realizados. Ao todo, 593 condutores e recusaram a soprar o medidor, 14 foram multados por direção sob efeito de álcool e cinco crimes de trânsito foram registrados.

Além dessas ações de fiscalização, outras 11 operações educativas — sem caráter punitivo — aconteceram em bares e restaurantes na capital paulista. Os agentes abordaram 310 pessoas ao todo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?