metropoles.com

Por que termômetros marcam temperaturas diferentes na mesma rua

Termômetros de rua marcam temperaturas diferentes mesmo quando estão próximos uns dos outros; empresa explica os motivos dessa variação

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
Imagem mostra termômetros de rua em canteiro central de avenida - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra termômetros de rua em canteiro central de avenida - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — O calor está na boca do povo e não há dúvida de que caminhar por São Paulo neste início de primavera é enfrentar na pele as altas temperaturas que assolam a capital paulista. Todo mundo fica curioso para saber o quão quente está o dia e os termômetros de rua, muitas vezes, apresentam temperaturas diferentes entre si até na mesma rua e mesmo horário. Mas por que isso acontece?

Nesta terça-feira (26/9), por exemplo, dois termômetros separados por apenas 200 metros, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros, apresentavam diferença de 2°C no mesmo horário, por volta das 15h30. No equipamento localizado no cruzamento com a Avenida Rebouças, a temperatura era de 38°C. Já em retorno em direção ao Largo da Batata, 36°C.

0

Em cinco termômetros localizados na Avenida Nove de Julho, no Itaim Bibi, a temperatura variou nesta terça entre 37°C e 38°C, no período próximo às 14h30.

Segundo a medição oficial da estação meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) em Pinheiros, a máxima não passou de 35,09°C ao longo desta terça. Então dá para confiar no que apontam os números nos equipamentos de ruas?

A capital paulista conta com 1.000 termômetros de rua, que estão sob responsabilidade da empresa JCDecaux Brasil.

Segundo o gerente de operações da empresa, Rodrigo Ferreira, a divergência entre termômetros tão próximos tem explicação. A medição se dá em cada equipamento, por meio de um sensor individual e independente, posicionado na parte inferior do relógio. “Esse sensor capta o ar e é preparado para eliminar falsas ou momentâneas variações de temperatura”, diz.

Ferreira afirma que São Paulo é uma das capitais com as maiores variações de temperatura em perímetro urbano no mundo, em função da formação de ilhas de calor. “Fato comprovado em estudos, como os da premiada geógrafa Magda Lombardo”, afirma.

O gerente de operações da empresa diz que, como a medição é feita por meio do ar e de forma independente, em cada relógio, há pequena variação de temperatura.

“Regiões mais movimentadas e de alto fluxo costumam apresentar as maiores temperaturas, como as avenidas 23 de Maio e Prestes Maia, enquanto regiões próximas a árvores, como parques e bosques, geralmente apresentam temperaturas mais baixas, como no entorno do Zoológico de São Paulo”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?