metropoles.com

Kassab deve assumir pasta e pôr aliado nos “trilhos” no Governo de SP

Enquanto negocia com Lula ministérios para o PSD, Kassab se cacifa para assumir secretaria de Tarcísio e colocar braço direito no transporte

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Atual presidente do PSD, Gilberto Kassab
1 de 1 Atual presidente do PSD, Gilberto Kassab - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Paulo – Fiador da campanha do governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) deve ocupar uma secretaria estratégica no próximo governo e indicar um fiel aliado para comandar uma das pastas mais cobiçadas da administração paulista.

Fontes próximas a Kassab disseram ao Metrópoles que o ex-ministro repensou sua atuação política desde o segundo turno da eleição e optou por assumir um cargo no primeiro escalão do governo Tarcísio em vez de negociar um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O cargo mais provável, de acordo com os aliados, é a chefia da Casa Civil, posto-chave do governo para o qual Kassab já foi nomeado pelo ex-governador João Doria (PSDB), mas nunca assumiu de fato porque foi pressionado a se afastar após ser alvo de uma operação da Polícia Federal, no fim de 2018.

Hoje, Kassab articula para ter dois ministérios no governo Lula para o PSD, em troca de apoio da suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado à administração petista. A meta é emplacar dois correligionários que, desde o início, fizeram campanha para o presidente eleito, a fim de vincular o apoio à bancada e não ao partido.

Por patrocinar a campanha de Tarcísio de Freitas, candidato lançado ao governo paulista pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Kassab decidiu ficar neutro na eleição presidencial.

Em entrevista ao Metrópoles após a vitória nas urnas, no início do mês, Tarcísio disse que o presidente nacional do PSD preferia atuar nos bastidores em vez de assumir uma secretaria. O cenário mudou. Agora, o ex-ministro das Cidades no governo de Dilma Rousseff (PT) se credencia a homem-forte da gestão do ex-ministro bolsonarista.

Trilhos

Além da sua própria pasta, Kassab também pretende nomear um fiel aliado no comando da poderosa Secretaria de Transportes Metropolitanos, à qual estão vinculados o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsáveis por obras bilionários de transportes sobre trilhos. O orçamento estimado para a pasta no ano que vem é de R$ 13,5 bilhões, o quarto maior da administração.

O cotado para a vaga é Elton Santa Fé Zacarias, que foi secretário de Obras da Prefeitura de São Paulo e secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações no governo Michel Temer, durante as gestões de Kassab. Zacarias chegou a ser alvo de uma ação de improbidade administrativa, acusado de receber pagamentos ilícitos da Odebrecht, mas foi absolvido pela Justiça paulista.

Um nome certo do PSD no futuro governo Tarcísio é o do ex-ministro Guilherme Afif, que comandou a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República do governo Dilma, entre 2013 e 2015, além de já ter sido vice-governador do atual vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

Logo no início do governo Bolsonaro, em 2019, Afif foi nomeado assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e deixou o cargo em maio deste ano para coordenar o programa de governo da campanha de Tarcísio a governador.

Após a eleição, Afif foi nomeado coordenador da equipe de transição de governo, que começou a trabalhar nesta quarta-feira (16/11), em um hotel na zona sul de São Paulo. Apesar de ser filiado ao PSD de Kassab, a nomeação de Afif para uma secretaria, provavelmente a de Planejamento, tem sido vista por aliados como cota pessoal do governador eleito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?