*
 

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, Guilherme Afif Domingos, concede nesta sexta-feira (13/7) entrevista ao Metrópoles. O político, empresário e administrador de origem libanesa é presidente licenciado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Afif, 75 anos, tenta ganhar a confiança do próprio partido. O PSD tem se inclinado a apoiar a candidatura do PSDB à Presidência. Junto com outros cinco pré-candidatos citados, segundo dados da última pesquisa Datafolha (publicada em 11/6), ele não atingiu 1% das intenções de voto. Esta será a sua segunda tentativa de chegar ao Planalto. Em 1989, concorreu pelo Partido Liberal (PL). Com 3,27 milhões de votos, ficou em sexto lugar na disputa.

O político foi eleito vice-governador de São Paulo na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro de 2010. Ao anunciar a fundação do PSD e sair do DEM, em abril de 2011, foi demitido pelo então governador, também pré-candidato à Presidência neste ano. Guilherme Afif foi ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República entre 2013 e 2015, no governo Dilma. A sabatina será feita pelo editor de Brasil, Lúcio Lambranho, e pelo colunista Caio Barbieri na sede do portal, no Lago Sul, em Brasília, e transmitida ao vivo a partir das 11h.