metropoles.com

Justiça mantém condenação de homem que cortava orelha de pit-bulls

Tribunal de Justiça de São Paulo manteve condenação de homem que realizava cirurgias para retirada de orelhas de pit-bulls em Adamantina

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/TJSP
Pitbull com as orelhas cortadas
1 de 1 Pitbull com as orelhas cortadas - Foto: Divulgação/TJSP

São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a condenação de um homem que realizava cirurgias para retirar orelhas de pit-bulls. Segundo a Justiça, o procedimento conhecido como conchectomia foi realizado em pelo menos três animais, entre janeiro e fevereiro de 2021, na região de Adamantina (SP).

O réu foi condenado a 2 anos, 4 meses e 24 dias de prisão, mas a pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade e 12 dias-multa.

Segundo a 5ª Câmara de Direito Criminal, foram encontradas imagens no celular do acusado mostrando cães mutilados, além do registro de conversas com outras pessoas a respeito das cirurgias.

De acordo com o relator do acórdão, desembargador Pinheiro Franco, as provas indicam que o réu “exercia a atividade ilícita de forma habitual”.

No recurso apresentado em segunda instância, a defesa tentou apenas alterar a pena. Os desembargadores aceitaram a atenuante de baixo grau de instrução do homem responsável por cortar as orelhas dos cães.

A conchectomia é enquadrada pelo artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, sobre abusos, maus-tratos e mutilação de animais domésticos e silvestres. Essa cirurgia só pode ser realizada por veterinários quando o procedimento fizer parte do protocolo terapêutico.

No entanto, há casos em que a conchectomia é feita unicamente com fins estéticos, ou seja, para adequar o animal a um padrão físico da raça. O procedimento nesses casos está proibido no Brasil desde 2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?