Justiça impede governo de vender prédio de pesquisas recém-reformado

Segundo a juíza, o despacho do governador Tarcísio de Freitas que autorizava a venda do prédio da Sucen violava a Constituição estadual

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/ Street View
Imagem do prédio da Sucen. Metrópoles
1 de 1 Imagem do prédio da Sucen. Metrópoles - Foto: Reprodução/ Street View

A Justiça de São Paulo suspendeu, na última quinta-feira (19/3), em caráter liminar, a autorização do Governo de São Paulo que previa a venda do prédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) – focada em pesquisa científica –, localizado na Rua Paula Souza, no bairro da Luz, no centro de São Paulo.

Na decisão, a juíza Paula Narimatu de Almeida, da 13ª Vara de Fazenda Pública, ressaltou a “estrutura científica complexa” do prédio, recentemente reformado com investimento público significativo, e que o espaço, vinculado ao Instituto Pasteur, é voltado a atividades “essenciais de vigilância epidemiológica e pesquisa em saúde pública”.

Além disso, a magistrada afirmou que a autorização para a venda, publicada pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no dia 10 de março, aprovou a alienação onerosa do prédio sem a realização de estudos técnicos prévios sobre impactos institucionais, realocação da infraestrutura científica ou continuidade das pesquisas em curso.

A juíza ainda indicou uma possível violação ao artigo 272 da Constituição estadual, que exige uma audiência com a comunidade científica e aprovação prévia do Poder Legislativo para venda do patrimônio científico.

A suspensão da venda acontece após a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APQC) ingressar com uma ação pública com pedido de liminar para suspender o despacho do governador Tarcísio de Freitas. O Ministério Público já havia se demonstrado favorável à suspensão.

Em nota, a APQC se manifestou sobre a liminar: “O governo de São Paulo tem adotado, de forma recorrente, medidas que entram em conflito com a Constituição Estadual, situação que já resultou em intervenções do Judiciário em outros episódios, como agora no caso dos laboratórios da Sucen”, afirmou Helena Goldman, advogada da associação.

O Estado foi citado para apresentar defesa, enquanto a comercialização do patrimônio científico permanece bloqueada judicialmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?