Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Justiça derruba lei que proibia banheiros de uso livre em escolas

Lei que proibia funcionamento de banheiros por pessoas de qualquer gênero em Piquete (SP) na rede de esnino é considerada inconstitucional

Maria Eugênia29/05/2023 15:36
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
iStock
Justiça derruba lei que proibia banheiros de uso livre em escolas

São Paulo – A Justiça declarou inconstitucional a lei que tornava obrigatória a instalação de banheiros masculinos e femininos na rede pública e privada de ensino de Piquete, interior de SP, e proibia o funcionamento de banheiros de uso livre por pessoas de qualquer gênero.

A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). O acórdão com a decisão foi publicado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJSP) em 18 de maio.

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, sustentou nos autos que a lei violava a Constituição por afrontar os preceitos da dignidade humana e da liberdade de orientação sexual. Além disso, o dispositivo legal de Piquete, segundo ele, invadiu esfera de competência exclusiva da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, violando o princípio do pacto federativo.

Acatando a tese do Ministério Público, o relator do caso, desembargador Vico Mañas, anotou no acórdão que a lei municipal “limita a liberdade, desconsidera a solidariedade humana, dissemina tratamento desigual e preconceitos de sexo, obsta o pleno desenvolvimento da pessoa, esvazia a formação e o exercício da cidadania, impõe obstáculos para o acesso e permanência na escola, restringe a liberdade de aprender e de divulgar o pensamento, infirma a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida”, ferindo diversos direitos essenciais.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters