Juiz impede ida de PM réu por matar lutador para presídio comum

Justiça revogou decisão que determinava a transferência de Henrique Velozo para um presídio comum. Ele é réu por matar o lutador Leandro Lo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
PM acusado morte lutador de jiu-jítsu
1 de 1 PM acusado morte lutador de jiu-jítsu - Foto: Reprodução/Instagram

O juiz Marco Antônio Cogan, da 8ª Câmara de Direito Criminal, revogou na última sexta-feira (10/10) a decisão da Justiça de São Paulo que determinava a transferência do ex-policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo (imagem destacada) do Presídio Militar Romão Gomes para uma prisão comum. O ex-PM é réu por ter matado o lutador Leandro Lo.

O juiz atendeu ao pedido da defesa de Henrique Velozo, que alegou “violação a presunção de inocência”, visto que o suspeito está preso preventivamente, aguardando uma condenação definitiva, transitada em julgado. Para a defesa do ex-PM, a transferência para um presídio comum configuraria um “desvio de finalidade da prisão cautelar”.

Juiz impede ida de PM réu por matar lutador para presídio comum - destaque galeria
4 imagens
O tenente da PM Henrique Otávio Oliveira Velozo e o lutador Leandro Lo
Leandro Lo e o PM Henrique Velozo
Leandro Lo foi baleado na cabeça durante festa em São Paulo
Leandro Lo
1 de 4

Leandro Lo

O tenente da PM Henrique Otávio Oliveira Velozo e o lutador Leandro Lo
2 de 4

O tenente da PM Henrique Otávio Oliveira Velozo e o lutador Leandro Lo

Reprodução/Redes sociais
Leandro Lo e o PM Henrique Velozo
3 de 4

Leandro Lo e o PM Henrique Velozo

Redes sociais/Reprodução
Leandro Lo foi baleado na cabeça durante festa em São Paulo
4 de 4

Leandro Lo foi baleado na cabeça durante festa em São Paulo

Reprodução/Instagram

Oito dias antes da revogação, a juíza Fernanda Perez Jacomini, da 1ª Vara do Júri da Capital, atendeu a um pedido do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e determinou que o acusado fosse levado para uma prisão comum, mas que garantisse a segurança do réu, mantendo-o separado dos outros presos, “tendo em vista a particularidade de ser ele um ex-policial militar”.

Em 29 de setembro deste ano, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) demitiu Velozo por meio de uma publicação no Diário Oficial. Além disso, o PM já havia sido exonerado pela Justiça Militar em junho.


Morte de Leandro Lo

  • Leandro Lo era campeão mundial de jiu-jítsu. A atleta foi baleado aos 33 anos após uma discussão com o tenente da PM Henrique Otávio Oliveira Velozo.
  • O caso ocorreu durante um show em um clube de São Paulo em agosto de 2022.
  • Após o desentendimento, o agora ex-policial foi até a mesa do campeão mundial com uma garrafa. Foi derrubado e imobilizado por Lo.
  • O ex-tenente, depois de ser solto pelo lutador, levantou-se, sacou uma arma e atirou na cabeça do atleta.
  • O ex-PM foi preso em flagrante. Ele também treinava jiu-jítsu, mas de forma amadora.
  • Henrique Otávio foi indiciado pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público por homicídio com três qualificadoras, por motivo torpe, meio cruel e que impossibilitou a vítima.
  • A defesa de Velozo alega que ele agiu em legítima defesa.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?