GCMs são presos suspeitos de corrupção e extorsão no interior de SP

Segundo a investigação, três GCMs cobravam propina para não prender traficantes em flagrante na cidade de Itapira, interior de SP

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/ MPSP
Imagem colorida de viaturas da PM em frente a GCM de Itapira. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de viaturas da PM em frente a GCM de Itapira. Metrópoles - Foto: Divulgação/ MPSP

Três guardas municipais de Itapira, no interior de São Paulo, foram presos, nesta segunda-feira (15/9), suspeitos de corrupção e extorsão, durante uma operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) com apoio da Polícia Militar (PM).

Segundo a promotoria, a investigação começou após manifestações registradas no órgão apontarem práticas ilegais dos guardas, incluindo a exigência de propina para não prender traficantes em flagrante, principalmente na cidade de Itapira. Uma pessoa chegou a ser presa de forma irregular por não pagar a quantia exigida pelos agentes.

A partir dessas denúncias, o Ministério Público instaurou a Operação Olhos de Águia. Além das prisões, a investigação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas cidades vizinhas de Mogi Guaçu e Holambra. Na ação, foram apreendidos celulares dos suspeitos que passarão por análises que poderão aparecer na denúncia do MPSP.

Os guardas presos responderão pelos crimes de extorsão, corrupção passiva, falso testemunho e falsa comunicação de crime.


O que diz a prefeitura e a GCM

  • Em nota publicada em conjunt,o nesta segunda-feira (15/9), a prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapira afirmaram que colaboraram com as investigações, fornecendo todas as informações solicitadas.
  • Além disso, a administração municipal e a corporação disseram que instauraram um procedimento administrativo interno para apurar as denúncias “antes mesmo da atuação do MPSP”.
  • Por fim, as duas instituições repudiaram as práticas do guardas presos e afirmaram os atos não representam “os valores, a conduta e o compromisso da Guarda Civil Municipal de Itapira”.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?