metropoles.com

Em sala de aula, “professor” Tarcísio vende sonho do colega Astronauta

Governador Tarcísio de Freitas usa história do senador Marcos Pontes (PL) como estímulo a alunos da rede pública que voltaram às aulas em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Estado de São Paulo
Professor Tarcísio
1 de 1 Professor Tarcísio - Foto: Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – “Vocês conhecem o astronauta Marcos Pontes?” Com essa pergunta, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deu início a uma rápida palestra motivacional a alunos da rede pública estadual, como se fosse um professor, no primeiro dia do ano letivo, na manhã dessa sexta-feira (3/2).

Tarcísio visitou a Escola Estadual Rômulo Pero, em Santana, zona norte da capital, em uma agenda oficial para acompanhar a volta às aulas no estado. Ele cumprimentou professores e estudantes, ouviu um coral de música e escutou uma detalhada explicação de um projeto de ciências que acompanhava a evolução de lagartas.

Sorridente, Tarcísio visitou as salas de aula e, em uma delas, começou uma conversa com alunos que logo se transformou em uma palestra para estimular os estudantes a sonhar. Foi aí que o governador usou o exemplo do astronauta Marcos Pontes, aliado político com quem trabalhou no governo de Jair Bolsonaro.

Pontes foi ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e se elegeu senador pelo PL na chapa de Tarcísio, em outubro do ano passado.

Na frente da lousa, com os alunos em suas carteiras, o governador citou Pontes, que foi, como eles, aluno da rede pública estadual paulista. Depois de se formar em engenharia aeronáutica e se especializar, acabou selecionado para uma missão do Brasil ao espaço, em 2006, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vocês podem ser o que vocês quiserem. Ninguém segura o sonho de vocês”, disse o governador aos alunos. Ele terminou aplaudido.

Mais tarde, nas redes sociais, o governador disse que seu desejo é que “cada aluno sonhe alto”.

Primeira visita a uma escola

Engenheiro e militar do Exército, com passagens por cargos técnicos no governo federal antes de ser nomeado ministro da Infraestrutura por Bolsonaro, Tarcísio fez sua primeira visita a uma escola como chefe do Executivo.

No local, anunciou a realização de um concurso público para contratar 15 mil professores e o congelamento, neste ano, da abertura de novas vagas para ensino de tempo integral.

A escola visitada pelo governador tem nota 5,8 nos anos finais do ensino fundamental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado superior à média do estado (5,4).

Depois de conhecer toda a estrutura, ele tomou café da manhã no refeitório dos professores com dirigentes da escola, técnicos do governo e os secretários Renato Feder (Educação) e Gilberto Nascimento Junior (Desenvolvimento Social).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?