metropoles.com

Em meio a flerte com Tabata para 2024, Datena pede desfiliação do PDT

Após 8 meses no PDT, Datena pede para deixar o partido em meio a conversas para integrar a chapa de Tabata Amaral à Prefeitura de SP em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Band/Reprodução
Foto colorida de Datena na bancada do Brasil Urgente
1 de 1 Foto colorida de Datena na bancada do Brasil Urgente - Foto: Band/Reprodução

São Paulo – O apresentador José Luiz Datena pediu para se desfiliar do PDT no início desta semana em meio a negociações para ser o vice na chapa da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.

O Metrópoles teve acesso à carta com o pedido de desfiliação enviado por Datena ao diretório municipal do PDT na segunda-feira (13/11). No texto, o apresentador alega “motivos de ordem pessoal” para deixar o partido e pede que a desfiliação seja imediata.

No entanto, passados quatro dias, Datena ainda consta como filiado ao PDT no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Procurado pela reportagem, o partido não se manifestou sobre o assunto.

O apresentador havia se filiado à legenda em março deste ano, após quase um ano no Podemos.

Datena mira vice de Tabata

A proposta para ser vice de Tabata Amaral, segundo aliados da deputada federal, partiu do próprio Datena. Inicialmente, PSB e PDT discutiam uma aliança que fosse válida também para as eleições municipais de Fortaleza e do Recife.

No entanto, o apresentador vinha sendo cortejado para deixar o partido e se filiar ao PSB, numa tentativa da sigla de obter uma chapa “puro-sangue” na capital paulista.

Para aliados de Tabata, a presença de Datena tem potencial para alavancar a candidatura da deputada, que ainda é pouco conhecida pelos eleitores da capital, de acordo com as pesquisas eleitorais mais recentes.

Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, em setembro deste ano, Tabata figura em terceiro nas intenções de votos dos eleitores para a disputa à Prefeitura em 2024. O deputado federal Guilherme Boulos (PSol) lidera a sondagem, seguido pelo prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações