metropoles.com

De Datena a Dino: as articulações de Tabata mirando a Prefeitura de SP

Campanha da deputada federal Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo prevê fechar acordo para vice da chapa apenas em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Gilmar Félix/Câmara dos Deputados
Fotografia colorida mostra a deputada Tabata Amaral, mulher branca de cabelos castanhos na altura dos ombros, olhando para o horizonte - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra a deputada Tabata Amaral, mulher branca de cabelos castanhos na altura dos ombros, olhando para o horizonte - Metrópoles - Foto: Gilmar Félix/Câmara dos Deputados

São Paulo – Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) pretende contar com o correligionário Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, em seu palanque eleitoral no próximo ano.

Ao Metrópoles, aliados da deputada disseram que o apoio já foi confirmado pelo próprio Dino, que aceitou gravar vídeos para auxiliar a campanha de Tabata em 2024.

A popularidade de Dino, cotado para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), é vista pela campanha como um fator para tornar a deputada mais conhecida na capital paulista – de acordo com o Datafolha, Tabata é desconhecida por 50% do eleitorado.

Outro pessebista que também deve apoiar a candidatura é o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Além deles, Tabata já conta com as bênçãos de outros caciques do PSB, como o ministro Márcio França (Empreendedorismo) e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Pessoas próximas à parlamentar afirmaram que, durante o primeiro semestre, ela se dedicou a não deixar “nenhuma ponta solta” dentro do PSB antes de se lançar às ruas, mesmo que isso a deixasse atrás de rivais como o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) nas agendas junto aos eleitores.

Calma para definir vice de Tabata

As costuras internas demandam, ainda segundo aliados, calma para definir quem será o vice da chapa. Internamente, a campanha não vê possibilidade de definir, ainda em 2023, quem será o vice.

O apresentador José Luiz Datena, filiado ao PDT, mantém conversas com o PSB para ser o vice de Tabata, embora a decisão de um eventual embarque na chapa pessebista não envolva apenas a capital paulista. Caso os partidos acertem uma aliança, ela também será válida para as eleições municipais de Fortaleza e do Recife.

Para os pessebistas, há diversos partidos cujo apoio ainda é considerado uma incógnita. É o caso do PSDB.

O presidente nacional da legenda, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já manifestou interesse em apoiar Tabata. Mas a nível estadual e municipal, a preferência dos tucanos, que mantém cargos na Prefeitura, é a de apoiar a reeleição de Nunes, que foi vice do ex-prefeito tucano Bruno Covas (morto em 2021).

Outras variáveis

A campanha de Tabata também trabalha com outra série de variáveis que não dependem do PSB, como a possibilidade de disputar a eleição contra nomes como os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil) e Ricardo Salles (PL).

Tanto Kim quanto Salles enfrentam resistência dentro dos respectivos partidos para se lançarem candidatos – as siglas de ambos já manifestaram que pretendem apoiar a reeleição de Nunes.

O eventual apoio de outros partidos ao PSB também depende do que for definido em relação aos dois deputados. O Patriota, por exemplo, já sinalizou que apoiará Tabata se Salles não for candidato, já que a preferência da sigla é por integrar o palanque do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).

Até o momento, a expectativa do PSB, que se vê isolado na disputa à Prefeitura, é contar com o apoio do Avante, que seria o primeiro partido a anunciar apoio à chapa de Tabata para 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações