Dupla é condenada por maus-tratos a 138 animais em canil clandestino

Animais de raça eram mantidos em ambiente superlotado, com condições precárias de higiene e sem água ou alimentação adequada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Polícia Civil de São Paulo
Imagem colorida mostra animais de raça resgatados em canil. Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra animais de raça resgatados em canil. Metrópoles - Foto: Reprodução/Polícia Civil de São Paulo

A Justiça de São Paulo condenou duas pessoas por maus-tratos a 138 animais em um canil clandestino de Limeira, no interior do estado. Os condenados deverão pagar R$ 276 mil por danos morais difusos.

Segundo o processo, a dupla mantinha cães e gatos de raça confinados no ambiente. O objetivo era reproduzir os animais para comercialização. Os pets viviam em ambiente superlotado, alguns em gaiolas e caixas de transporte, em condições precárias de higiene e sem água ou alimentação adequada. Também foi identificada infestação de carrapatos e o armazenamento irregular de vacinas vencidas.

Os dois acusados já haviam sido condenados em primeira instância e a decisão foi mantida pela 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

O relator do recurso, desembargador Aliende Ribeiro, destacou que as provas incluem laudos elaborados pelos órgãos públicos e por profissionais que resgataram os animais. Segundo o relator, a dupla causou dano ambiental ao realizar atividade econômica sem autorização dos órgãos competentes e sem considerar os riscos envolvidos.

“Os atos praticados pelos réus extrapolaram a esfera individual dos animais envolvidos, de modo que atingiram a coletividade como um todo, isso porque além da revolta e comoção social causada, houve oferecimento de risco à saúde pública”, acrescentou Ribeiro. A votação foi unânime.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?