Carnaval 2026

Carnaval em SP: OAB amplia proteção a mulheres contra assédio na folia

No Carnaval de 2024, o Disque 100 registrou 73,9 mil violações de direitos humanos em todo o país, a partir de 11,3 mil denúncias feitas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
No Carnaval de 2024, o Disque 100 registrou 73,9 mil violações de direitos humanos em todo o país, a partir de 11,3 mil denúncias feitas - Metrópoles
1 de 1 No Carnaval de 2024, o Disque 100 registrou 73,9 mil violações de direitos humanos em todo o país, a partir de 11,3 mil denúncias feitas - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em razão da superlotação dos blocos do Carnaval 2026, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) ampliou a atuação do projeto OAB Por Elas, voltado ao acolhimento humanizado e ao suporte jurídico gratuito de mulheres vítimas de assédio, importunação e violência sexual durante a folia. 

Ao todo, 368 advogadas voluntárias participam da mobilização. Elas foram capacitadas para realizar escuta qualificada, prestar orientações jurídicas e auxiliar no acesso a serviços públicos e medidas de proteção. O projeto é coordenado pela Comissão Mulheres Advogadas (CMA), por meio do Núcleo OAB Por Elas.

O atendimento acontece de duas formas: presencial, na capital paulista, e on-line, em sistema de plantão disponível para todo o estado de São Paulo até o dia 17 de fevereiro. No último sábado (7/2) e domingo (8/2) a equipe esteve presente no Megabloco do Ibirapuera e nos circuitos daz avenidas Paulista e da Brigadeiro Faria Lima, com ações educativas, distribuição de leques e adesivos informativos com QR Code, que direciona diretamente ao canal de atendimento.


Carnaval registra alta de denúncias

  • Dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, mostram que o Carnaval de 2024 registrou 73,9 mil violações de direitos humanos, a partir de 11,3 mil denúncias entre 8 e 14 de fevereiro.
  • O número representa um aumento de 38% em relação ao Carnaval do ano anterior.
  • Nesta edição, a OAB-SP passa a utilizar a plataforma Ela Protegida.
  • A ferramenta permite solicitar medidas protetivas de urgência, localizar advogadas voluntárias e acessar informações sobre delegacias especializadas, serviços de saúde e outros pontos da rede de apoio.
  • O atendimento pode ser acionado pelo site da OAB-SP (www.oabsp.org.br).

Parceria com escolas de samba

Além das ações jurídicas e educativas, o projeto conta com o apoio de escolas de samba de São Paulo, que passaram a divulgar mensagens de enfrentamento do assédio e da violência de gênero. Gaviões da Fiel, Império de Casa Verde, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Vai-Vai aderiram à campanha, ampliando o alcance da iniciativa dentro e fora da avenida.

As agremiações parceiras receberam uma láurea de agradecimento da OAB-SP, em reconhecimento ao compromisso com a promoção de um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?