Caos no metrô: vídeos mostram estragos em trilhos da Linha 4-Amarela
Trem da Linha 4-Amarela saiu dos trilhos e afetou a operação do metrô na manhã desta terça-feira (9/9)
atualizado
Compartilhar notícia

Durante a manhã desta terça-feira (9/9), um trem da Linha 4-Amarela descarrilou na altura da estação São Paulo-Morumbi, na zona oeste de São Paulo, causando caos entre os passageiros. Alguns deles relataram que demoraram cerca de duas horas por conta do acidente.
Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram o momento após uma das cabines da composição do trem sair dos trilhos. Nas imagens, é possível ver o rompimento e o abaulamento dos trilhos (veja abaixo).
Segundo a ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, o trem descarrilou por volta das 10h no trajeto entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, no sentido Luz. Os passageiros foram retirados da composição e receberam atendimento de agentes. Oficialmente, no entanto, a empresa diz que não há registro de feridos.
Por contra disso, ônibus da Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foram solicitados para atender os passageiros afetados. Passageiros ouvidos pela reportagem relataram que seus trajetos foram alterados para quase duas horas a mais por conta do acidente.
A Linha 4-Amarela é considerada a mais moderna do país por conta de suas inovações tecnológicas. Os trens não têm cabine e circulam sem maquinista, com operação feita de forma remota a partir de um Centro de Controle Operacional.
O número de viagens, o tempo de abertura das portas e a inclusão de mais trens na linha são estabelecidos à distância, de acordo com a demanda dos passageiros.
O que diz a empresa
Às 19h40, a empesa enviou uma atualização sobre a situação dos trens. “A ViaQuatro informa que às 18h39 o trem foi encarrilado e a concessionária inicia o trabalho de desobstrução da via. A equipe segue empenhada para restabelecer a operação com a maior brevidade e os trabalhos de manutenção seguirão de forma ininterrupta durante a madrugada. Ônibus da operação PAESE permanecem atendendo à população entre os trechos Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo – Morumbi. O serviço de ônibus da concessionária, que atende o trecho entre o Terminal Vila Sônia e Taboão da Serra, segue estendido até a Estação São Paulo – Morumbi. Orientamos aos nossos clientes que acompanhem o status da operação nos canais oficiais da concessionária – site, app e instagram.”
















