Passageiros relatam até 2h de viagem após trem descarrilar na Linha 4
Trem saiu dos trilhos na altura da estação Morumbi, da Linha 4, na manhã desta 3ª. Centenas de passageiros ficaram na fila do Paese
atualizado
Compartilhar notícia

Durante a interrupção de circulação dos trens em um trecho da Linha 4-Amarela do metrô na manhã desta terça-feira (9/9), centenas de passageiros aguardavam nas filas para embarcar no ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).
O serviço foi acionado para realizar o trajeto entre as estações Paulista e Vila Sônia, que não estavam circulando devido ao descarrilamento de um trem na altura da estação São Paulo-Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Os ônibus Paese entraram em operação cerca de 20 minutos após a ocorrência no trecho afetado.
Passageiros ouvidos pelo Metrópoles relataram que o trajeto entre suas casas e o trabalho chegou a mais de duas horas por causa do acidente. A recepcionista Tamires Silva Muelas, de 36 anos, disse que a fila do Paese estava “uma bagunça” e que precisou avisar que não havia previsão de chegada ao seu local de trabalho.
O engenheiro civil Paulo Silva de Farias, de 39 anos, que saiu de Guaianases, entrou na Linha Amarela pela Estação Luz. “Quando eu entrei na Linha Amarela, já começaram a anunciar que o Paese foi acionado devido a um problema. A gente teve que desembarcar na Estação Paulista, pegar o Paese, ir para o Butantã e embarcar no trem novamente. Meu destino final é o Morumbi”, contou.
A jovem Carolina Vitória, de 20 anos, que trabalha no setor financeiro, gastou ao menos 2h30 em seu trajeto. “Eu provavelmente só vou chegar [ao trabalho] depois do almoço. Não sei nem se vou conseguir fazer horário de almoço por causa dessa m*rda”, lamentou.
Essa foi a primeira vez que a babá Marisa Ferreira, de 41 anos, passou por um perrengue no metrô de São Paulo. Normalmente, ela sai de casa às 9h30 e chega às 11h30 no trabalho, mas, nesta terça-feira, ela ainda estava na fila do Paese no horário em que devia estar chegando, e não sabia quanto tempo demoraria.
Caos na Linha 4
Os trens circularam com operação parcial, apenas no trecho entre as estações Luz e Paulista na manhã desta terça. Segundo a ViaQuatro, responsável pela linha, o trem circulava entre as estações Vila Sônia e São Paulo-Morumbi, no sentido Luz, quando saiu dos trilhos, por volta das 10h. Os passageiros foram retirados da composição e receberam atendimento de agentes. Oficialmente, no entanto, a empresa diz que não há registro de feridos.
A Linha 4-Amarela é considerada a mais moderna do Brasil por causa de suas inovações tecnológicas. Seus trens não têm cabines e circulam no sistema driverless, ou seja, sem condutor. A operação é feita remotamente, a partir de um Centro de Controle Operacional.
O número de viagens, o tempo de abertura das portas e até a inclusão de mais trens na linha são estabelecidos a distância, de acordo com a demanda de passageiros.
A Linha 4-Amarela também foi a primeira do país a ter em todas as estações divisórias de vidro que separam a plataforma dos trilhos, impedindo o acesso dos usuários à via.
















