Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Câmera flagra senador tentando "carteirada" após ser parado pela PM. Veja vídeo

Senador foi flagrado pela polícia dirigindo com CNH vencida e veículo sem placa. Assessoria de Giordano não se manifestou

26/03/2026 10:12, atualizado 26/03/2026 15:27
Compartilhar notícia
Divulgação/ PM
Câmera flagra senador tentando “carteirada” após ser parado pela PM

Vídeos de câmeras corporais usadas por policiais militares (PMs) mostram o momento em que o senador Alexandre Giordano (Podemos) é abordado, na última segunda-feira (23/3), na zona norte de São Paulo. O parlamentar estava com a carteira nacional de habilitação vencida e sem placa no veículo — Land Rover de cor preta. Veja: 

Nas imagens, é possível ver quando o parlamentar faz um telefonema a um interlocutor que identifica como “major”, o que sugere um “carteiraço” ao revelar contato pessoal com um superior dos PMs que faziam a abordagem.

Na conversa pelo telefone, diz que saiu de casa atrasado e sem escolta e acabou parado por um policial “nervoso”. Ao reclamar da abordagem, ele sugere que o PM seja encaminhado para a reciclagem.

A PM solicita documento de identificação ao senador. Segundo o registro policial, inicialmente o parlamentar teria se negado a mostrar. “Eu não vou mostrar nada mais”, diz o político em determinado momento. 

Giordano foi inicialmente abordado na Alameda Afonso Schmidt por trafegar em um veículo de luxo sem placa e com giroflex azul — luz de emergência típica de ambulâncias e viaturas policiais. No boletim de ocorrência obtido pelo Metrópoles, o político teria se identificado somente como “federal”. Foi a partir deste momento, segundo o registro policial, que a bodycam foi ligada.

Ainda de acordo com a PM, a placa da Land Rover foi encontrada no porta-malas do veículo. O senador teria entrado, de novo, no carro e fugido, “invadindo o passeio e quase atropelando um encarregado da equipe”. Os agentes conseguiram localizar o veículo no cruzamento da Rua Doutor César com a Avenida Braz Leme, ainda em Santana.

O que diz a PM

Em nota, a Polícia Militar confirmou a ocorrência e disse que “foram adotadas as medidas administrativas de trânsito cabíveis, com a lavratura dos autos de infração correspondentes”.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O caso foi registrado pela PM como infração de trânsito por condução de veículo sem emplacamento, CNH vencida e utilização de luzes estroboscópicas. O senador e o veículo foram liberados.

Procurada pelo reportagem, a assessoria de Giordano não se manifestou sobre o caso. O espaço permanece aberto.