metropoles.com

Calor: SP tem novo recorde para maio e está em atenção há 10 dias

Defesa Civil mantém estado de atenção por causa do calor na cidade de São Paulo, sem chuva há 18 dias; máxima chegou a 33,9°C na Mooca

atualizado

Compartilhar notícia

William Cardoso/Metrópoles
foto colorida mostra homem caminhando sob sol com paletó na mão em trecho da Avenida Paulista - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra homem caminhando sob sol com paletó na mão em trecho da Avenida Paulista - Metrópoles - Foto: William Cardoso/Metrópoles

São Paulo — A cidade de São Paulo registrou, neste domingo (5/5), um novo recorde histórico de temperatura máxima para um mês de maio. Trata-se do terceiro dia consecutivo com altas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em meio à onda de calor, a Defesa Civil manteve o estado de atenção para altas temperaturas, algo que já dura 10 dias na capital.

A temperatura máxima registrada neste domingo na capital paulista é a maior para um mês maio em 81 anos, desde 1943, quando teve início a série histórica do Inmet. A temperatura oficial da cidade é medida no Mirante de Santana, na zona norte.

Na sexta e no sábado, o Inmet registrou recordes consecutivos de temperatura máxima para um mês maio desde 1943, quando teve início a medição na cidade de São Paulo. No sábado, por exemplo, o termômetro do Mirante de Santana já havia marcado 32,5°C.

Durante a tarde deste domingo, termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) também registraram máximas acima dos 32°C em vários pontos da capital paulista. Na Mooca, por exemplo, a temperatura chegou a 33,8°C por volta das 15h, algo totalmente fora do esperado para essa época do ano.

Já são também 18 dias sem chuva. O tempo seco fez a Defesa Civil colocar a capital paulista também em estado de atenção para a baixa umidade das 13h15 às 18h — valores estavam abaixo dos 30%.

A previsão para os próximos dias é de mais calor e tempo seco. Segundo o CGE, as temperaturas devem seguir mais elevadas do que se espera para esta época do ano e a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30%, o que dificulta a dispersão da poluição.

Já na segunda (6/5), as temperaturas devem varias entre 18°C e 32°C, sem qualquer previsão de chuva. O tempo seguirá firme na terça (7/5), com variação apenas na mínima, que sobe a 19°C.

Segundo o CGE, o tempo deverá mudar só a partir da segunda quinzena de maio, com chegada da chuva e a queda nas temperaturas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?