Após chuvas, litoral de SP segue com abastecimento de água afetado. Vídeo
Cinco cidades da Baixada sofrem impactos da tempestade que atingiu estação de tratamento de água no domingo (4/1). Sabesp atua no local
atualizado
Compartilhar notícia

A tempestade que atingiu o litoral paulista na madrugada de domingo (4/1) ainda causa impactos na região: pelo menos cinco cidades da Baixada Santista estão com o abastecimento de água afetado por causa dos estragos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco, em Itanhaém.
Os municípios impactados pelo desabastecimento são, além de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e a área continental de São Vicente. A Sabesp informou que realiza a remoção de árvores e troncos que estão obstruindo parte da infraestrutura de captação de água da estação (veja acima).
A empresa afirmou, também, que realiza ajustes preventivos e corretivos no processo de tratamento, pois as águas estão extremamente barrentas. “O aumento da turbidez dos mananciais impacta diretamente o processo de tratamento da água”, explicou a Sabesp.
Para minimizar os impactos à população, a Sabesp tem reforçado o abastecimento com caminhões-pipa nas regiões mais afetadas.
“A colaboração de todos, no entanto, é essencial neste momento com o uso consciente da água, evitando desperdícios como lavar carros e calçadas ou encher piscinas, priorizando as atividades essenciais”, recomendou a companhia, em nota.
Desabastecimento em outras cidades
Outras cidades do litoral de São Paulo têm enfrentado problemas de desabastecimento em meio ao forte calor e à alta temporada turística. Conforme mostrou o Metrópoles, algumas regiões chegaram a ficar até sete dias sem água recentemente.
A Sabesp citou um “um cenário atípico de altas temperaturas”, o que elevou o consumo e aumentou a demanda nos últimos dias.
Uma das pessoas ouvidas pela reportagem, o comerciante Manoel Gaia, dono de um restaurante no bairro da Pompeia, em Santos, contou que, no auge da crise, precisou comprar água mineral para oferecer aos funcionários, lavar louça, limpar o chão e até para dar a descarga. “É uma palhaçada, uma falta de respeito”, disse.
Um vídeo feito por ele viralizou nas redes e o comerciante foi procurado pela Sabesp, que abasteceu o local emergencialmente com caminhão-pipa. “Neste domingo (4/1), em nova vistoria realizada junto ao proprietário, foi confirmado que o fornecimento de água das redes de distribuição da empresa está normalizado”, informou a Sabesp.






