Litoral enfrenta até 7 dias sem água na alta temporada: “Palhaçada”. Veja vídeo

Moradores e turistas têm se queixado nas redes da falta de água em cidades do litoral. Comerciante chegou a usar água mineral na descarga

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Montagem: Arte/Metrópoles com foto de Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Falta de água atinge várias cidades do litoral de SP durante a alta temporada - Metrópoles
1 de 1 Falta de água atinge várias cidades do litoral de SP durante a alta temporada - Metrópoles - Foto: Montagem: Arte/Metrópoles com foto de Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Em meio ao forte calor que atinge São Paulo e à alta temporada turística, moradores de várias cidades do litoral paulista têm se queixado da falta de água que, em alguns casos, se arrasta há pelo menos sete dias. Nas redes sociais, a privatização da Sabesp, concluída em julho de 2024, tem sido duramente criticada.

Ao Metrópoles, a empresa citou um “um cenário atípico de altas temperaturas”, o que elevou o consumo e aumentou a demanda nos últimos dias (veja mais abaixo).

Descarga com água mineral em Santos

Em Santos, na Baixada Santista, o comerciante Manoel Gaia, dono de um restaurante no bairro da Pompeia, postou nas redes que precisou usar água mineral para oferecer aos funcionários, para lavar louça, limpar o chão e até para dar a descarga. “É uma palhaçada, uma falta de respeito”, disse no vídeo, que acabou viralizando.

Por causa do desabastecimento, Manoel informou aos clientes na sexta-feira (2/12) pelo Instagram que o serviço de delivery estava suspenso. “Quem é que vai pagar pelo nosso prejuízo?”

Veja:

Várias pessoas comentaram no post de Manoel. “Não é só empresário, é uma cidade inteira. Condomínios, restaurantes, se bobear já já faltará água em hospitais .. Escolas que voltarão às aulas segunda feira. Sem contar os turistas. Vergonhoso Santos estar sem água”, escreveu um usuário do Instagram.

“Nunca tivemos falta de água, e de repente depois da privatização acontece a falta de água…”, anotou outra. “Faz o T”, respondeu um terceiro, seguido por mais usuários.

Em entrevista ao Metrópoles neste domingo (4/1), Manoel contou que, após seu vídeo viralizar, ele foi procurado pela Sabesp, que enviou um caminhão-pipa ainda no final da tarde de sexta-feira. Outro caminhão foi enviado nesse sábado (3/1). A medida, segundo ele, ajudou a contornar o problema.

Em nota também neste domingo, a Sabesp informou que o vídeo do comerciante santista, publicado há dois dias, “não retrata a atual situação”. “Quando a Companhia foi informada sobre o caso no dia 2/1, prontamente vistoriou o imóvel e abasteceu emergencialmente com caminhão-pipa, além de permanecer monitorando o abastecimento na região e direcionando caminhões-pipa diariamente ao local, permitindo o funcionamento do restaurante”, disse.

“Neste domingo, em nova vistoria realizada junto ao proprietário, foi confirmado que o fornecimento de água das redes de distribuição da empresa está normalizado”, finalizou a Sabesp.

Uma semana sem água

As queixas de desabastecimento se espalham por todo o litoral. Uma moradora de Praia Grande, também na Baixada, disse no X que o problema é recorrente. “E novamente estamos por aqui, uma semana sem água… a vergonha só aumenta (…) Litoral paulista na seca toda virada de ano”, escreveu.

Em outro post, ela completa: “Mas a surpresa no final do mês chega pontual: aumento de 6,11% na tarifa!”, disse, referindo-se ao recente reajuste anunciado pela Sabesp.

Um morador de Itanhaém, no litoral sul, postou: “Aqui no Nova Itanhaém estou sem água de rua, com a caixa quase vazia, e tenho uma criança autista grau 2 em casa…”, reclamou.

Já uma usuária de Caraguatatuba, no litoral norte, respondeu a um post do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Estou sem água desde o dia 31/12, uma situação degradante, e o senhor fazendo videozinho. Vai trabalhar e cuidar do seu estado, meu senhor!”

Em Ilhabela, também no litoral norte, turistas e moradores comentaram em um perfil da cidade que estão há cinco dias sem água. “Que falta de respeito. Eu, como turista, estou há 4 dias sem água, com duas crianças e um idoso na casa. Absurdo”, disse uma usuária.

“Privatizaram a Sabesp, agora falta água no litoral norte inteiro e Vale do Paraíba”, completou outro.

O que diz a Sabesp

Em nota, a Sabesp informou que mantém o fornecimento de água em todo o litoral. “Desde o início do período de festas, a partir de 21 de dezembro, o número de notificações diárias de falta d’água se manteve abaixo de 0,2% dos imóveis atendidos na região”, disse.

Segundo a empresa, a maior parte das notificações de desabastecimento é “ocasionada por um cenário atípico de altas temperaturas (5°C acima do registrado no mesmo período do ano passado), que manteve o consumo bastante elevado nos últimos dias, com aumento de demanda típico da temporada, intensificado pelo turismo”.

Além disso, diz a Sabesp, em casos específicos, “eventos de chuva forte podem impactar a produção: durante temporais, a água captada pode apresentar alteração por entrada de terra, folhas e resíduos carregados pela enxurrada, exigindo ajustes no tratamento e, em alguns casos, interrupções temporárias na produção para garantir a qualidade da água distribuída”.

Por fim, a empresa diz que atua de forma contínua para minimizar os impactos à população por meio de ajustes operacionais, inclusive com atendimento emergencial por meio de caminhões-pipa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?