Veja alvos de operação da PF contra rede global de tráfico de cocaína

Operação da Polícia Federal cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 3 de busca e apreensão. Cinco dos alvos já estavam presos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/ PF
operacao pf narco vela 6
1 de 1 operacao pf narco vela 6 - Foto: Divulgação/ PF

A Operação Narco Sky, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta nesta terça-feira (3/6), prossegue com investigações contra a organização criminosa suspeita de transportar grandes carregamentos de cocaína do Brasil para países da Europa e da África.

A ação é um desdobramento da Operação Narco Vela, considerada uma das principais investigações recentes da PF contra o tráfico internacional de drogas por rotas marítimas. São cumpridos dez mandados de prisão preventiva — cinco desses suspeitos já foram presos na operação anterior — nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.


Veja os alvos da operação

  • Antun Mrdeza (vulgo “Jhon Gotti” ou “Nikola Boro”): Apontado como um meganarcotraficante internacional, integra o núcleo estrangeiro de financiamento e direção das remessas. Ele é proprietário de ativos logísticos (como o veleiro Mobydick) e de parte das cargas de cocaína, exigindo prestação de contas dos operadores locais, de acordo com a PF.
  • Alejandro Salgado Vega (vulgo “Tigre”): Narcotraficante espanhol de alta relevância, responsável pela coordenação de grandes remessas para a Europa. Atua como financiador e coproprietário das drogas, monitorando riscos de fiscalização e coordenando o resgate das cargas em território estrangeiro, de acordo com a PF.
  • Marco Aurélio de Souza (vulgo “Lelinho” ou “Pirata”): É o líder e coordenador central no Brasil. Atua como elo entre os fornecedores estrangeiros e a estrutura local, gerenciando a guarda, movimentação e a inserção da droga em navios e outras embarcações nos portos brasileiros.
  • Pedro Alonso Camacho Fernandez (vulgo “Vince”): Atua como coordenador logístico transnacional e ponto focal no Brasil. Intermedeia a comunicação entre financiadores e executores, organiza o içamento da droga para os navios e planeja detalhadamente as operações de resgate da carga no mar europeu.
  • Antônio Greg Ribeiro Pinheiro (vulgo “Fisherman”): Operador logístico portuário especializado em atividades marítimas. Sua função principal é a fase crítica de inserção física da droga nas embarcações, cooptando tripulantes e coordenando o carregamento clandestino.
  • Klaus de Castro Rios Motta e Silva: Ocupa uma posição técnica qualificada, sendo responsável pela preparação e manutenção de embarcações (especialmente veleiros) utilizadas no tráfico transoceânico, garantindo a viabilidade técnica das travessias.
  • Fábio Rodrigues Ulhoa Cintra (vulgo “Sapão” ou “Sapo”): Atua no suporte operacional, cuidando da movimentação e custódia da droga em solo nacional e alertando o grupo sobre fiscalizações policiais.
  • Walter Pires Junior (vulgo “Waltinho”): Integrante da base operacional vinculado a Lelinho, executa tarefas de armazenamento, transporte interno e preparação do entorpecente para embarque.
  • Ivan de Freitas Santos (vulgo “Ivan”): Agente de execução que presta apoio logístico na preparação e transporte das cargas ilícitas destinadas à exportação.
  • Rafael Gonçalves Sayão (vulgo “Cabelinho”): Participante ativo no fluxo de comunicações criptografadas do grupo, exercendo funções de apoio operacional e transmissão de informações estratégicas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações