Alvo de operação ataca prefeito tiktoker e bispo: “171”, “demônio”

O então secretário de Administração de Sorocaba na gestão de Rodrigo Manga concordou com a esposa chamando o prefeito de 171

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/TikTok
Imagem colorida mostra Rodrigo Manga (Republlicanos), que espera posição de Tarcísio de Freitas para definir ao que se irá se candidatar em 2026 - Metrópóles
1 de 1 Imagem colorida mostra Rodrigo Manga (Republlicanos), que espera posição de Tarcísio de Freitas para definir ao que se irá se candidatar em 2026 - Metrópóles - Foto: Reprodução/TikTok

Prints de conversas entre Fausto Bossolo, ex-secretário de Administração de Sorocaba, e a esposa, mostram divergências políticas entre investigados pela Operação Copia e Cola, responsável pelo afastamento de Rodrigo Manga (Republicanos) da cadeira de prefeito de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Em uma das mensagens trocadas com a esposa, a mulher chama o prefeito afastado de “171”, fazendo alusão ao artigo da constituição do crime de estelionato. Fausto responde com um “sim”, concordando com a afirmação. A conversa foi no dia 5 de outubro de 2022.

Veja diálogo:

Fausto Bossolo: Chuta quem acabou de me ligar aqui, mas não atendi. Estou me tremendo

“Day Amor”: Manga

Fausto Bossolo: Sim

“Day Amor”: Putz. O que será hein

Fausto Bossolo: Não faço a menor ideia. Mas não estou a fim de saber não. Me faz muito mal.

“Day Amor”: Isto mesmo.

Fausto Bossolo: Ou, você acha que devo retornar?

“Day Amor”r: Não. Pois ele é muito 171. Olha o que ele fez com você.

Fausto Bossolo: Sim

Fausto é apontado no relatório da Polícia Federal como um dos agentes públicos que, dentro da estrutura da prefeitura, teriam viabilizados contratações diretas ilegais e frustrado o caráter competitivo das licitações.

Alvo de operação ataca prefeito tiktoker e bispo: “171”, “demônio” - destaque galeria
3 imagens
Fausto e esposa chamando Rodrigo Manga de 171
Fausto chamando bispo de demônio
Fausto e esposa conversando sobre o Manga
1 de 3

Fausto e esposa conversando sobre o Manga

Reprodução
Fausto e esposa chamando Rodrigo Manga de 171
2 de 3

Fausto e esposa chamando Rodrigo Manga de 171

Reprodução
Fausto chamando bispo de demônio
3 de 3

Fausto chamando bispo de demônio

Reprodução

Bispo “demônio”

Em março de 2025, em uma outra conversa com a esposa, o então secretário de Administração chamou Josivaldo Batista de demônio.

Josivaldo foi preso pela operação da Polícia Federal no dia 6 de novembro. Ele era pastor da igreja Templo Gloria e Renovo de Deus e é concunhado do prefeito afastado.

O pastor é casado com a cunhada de Manga, a também pastora Simone de Souza. Em abril, a PF encontrou cerca de R$ 863 mil em espécie em um endereço ligado aos religiosos. Movimentações suspeitas envolvendo a igreja do casal, que tem duas sedes em São Paulo, teriam chamado a atenção dos investigadores.

Veja diálogo:

Fausto Bossolo: É amor, vai orando aí que esse demônio do Josivaldo está aprontando. Tem que orar para dar jeito nesse demônio.

“Day Amor”: Eita. Deus irá tomar a direção, Efatá.

Fausto Bossolo: Olha, só Deus mesmo.

“Day Amor”: Imagino.

Fausto Bossolo: Poxa vida, só amarrando.

“Day Amor”: Inveja mata. O demônio não tem poder sobre isto. Se ele acha que está atrapalhando a benção não vai.

Alvos de investigação da Polícia Federal

O prefeito afastado e sua mulher, Sirlange Maganhato, são investigados pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de irregularidades em contratos da saúde na gestão da cidade no interior de São Paulo. Segundo o relatório da apuração, ao qual o Metrópoles teve acesso, ele é líder e principal beneficiário do esquema de corrupção.

Rodrigo Manga teve que deixar o cargo de prefeito em 6 de novembro, após uma decisão judicial no âmbito da Operação Copia e Cola. Além disso, Sirlange foi exonerada da função de presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), em novembro.

A primeira-dama também é investigada por lavagem de dinheiro. Conforme a investigação policial, em julho de 2021, ela teria trocado mensagens suspeitas com Bossolo. Prints evidenciaram que Sirlange sabia qual entidade assumiria a UPA do Éden antes de resultado de licitação da prefeitura.


Esquema de corrupção 


 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?