Saiba como otimizar os seus estudos com a técnica do Resumo Definitivo

Resumir não é somente transcrever um texto preocupado em diminuir o tamanho original. Só copiar não adianta

ISTOCK

atualizado 01/10/2019 14:18

A 5W1H é uma expressão formada com base em seis palavras do inglês: what (O quê?), when (Quando?), who (Quem?), why (Por quê?), where (Onde?) e how (Como?). Ferramenta bastante utilizada por jornalistas na elaboração de reportagens e também comum no planejamento estratégico do meio empresarial para organizar os rumos, as metas e os objetivos da equipe ou da empresa.

Foi adaptada para auxiliar na preparação dos estudantes de alta performance. A adaptação, aqui chamada de Resumo Definitivo, consiste em acrescentar às perguntas da ferramenta 5W1H dois tópicos: causa e consequência.

Resumir não é transcrever um texto preocupado em diminuir o tamanho original. Só copiar não adianta. Simples, objetivo e eficaz, o método serve para que o estudante crie um padrão de elaboração dos resumos. O ideal é que o candidato, após leitura prévia do tema, complete os espaços do planner Resumo Definitivo utilizando as próprias palavras.

Escrever é uma das melhores formas de se registrar na memória de longo prazo algo que você tenha lido. Isso é muito importante! Ao escrever, sinaliza para o cérebro que entendeu o assunto e precisa mantê-lo salvo para evocá-lo futuramente.

Para otimizar os estudos , é sempre válido encontrar de maneira rápida, segura e compilada as informações mais relevantes de um tema que você já tenha estudado, lido e compreendido. O Resumo Definitivo é uma excelente ferramenta na elaboração desses tópicos conceituais e sintetiza de forma esquemática aspectos significativos de um texto.

 

No círculo central do planner escreva o assunto tema de cada resumo. Após leitura ativa e atenciosa do conteúdo, o estudante deve completar os tópicos esquemáticos escrevendo com as próprias palavras.

Observe a seguinte questão da banca do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe) para a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) segunda etapa, subprograma 2007, aplicada no dia 7 de dezembro de 2008.

Note que após ter estudado sobre Revolução Industrial e ter elaborado um Resumo Definitivo sobre o tema, respondendo, com suas palavras, os espaços esquemáticos do planner (O que é? Quem? Quando? Onde? Como? Causa? e Consequência?), o candidato consegue responder todos os itens formulados sobre o assunto.

Lembre-se de que só resumir não basta! O estudo de alta performance exige outras habilidades dos candidatos: equilíbrio emocional, cuidados com a alimentação e com o corpo etc. É fundamental que o candidato faça muitas questões da banca examinadora responsável pela prova.

Erre! Erre e corrija seus erros: é preciso errar, para errar menos e acertar! Não tenha medo de errar. É errando e corrigindo os erros que se aprende. E não se esqueça, como já disse aqui na coluna, não é a prática que leva à perfeição. É a prática, acrescida de sono, que faz a perfeição. Bons resumos, bons estudos e, acredite: vaga se conquista!

Sugestão de temas para resumos:

  • As Vanguardas Europeias;
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • A Capitanias hereditárias;
  • Guernica, de Pablo Picasso;
  • Feudalismo;
  • Teoria Malthusiana;
  • Reforma Protestante;
  • Revolução Russa;
  • Absolutismo;
  • A crise de 1929;
  • Guerra Fria.

Últimas notícias