O Enem está chegando: largue essa apostila e ligue a TV

Veja dicas de filmes, séries e documentários para o Exame Nacional do Ensino Médio 2019

atualizado 31/10/2019 6:59

iStock

Faltam poucas horas para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 — domingo, 3 de novembro. Que tal aproveitar esse momento que resta e aliar entretenimento com preparação para a prova?

Sei que o ideal não é carregar pedras enquanto descansa. Sou do time do “ou descansa, ou trabalha”. Mas essas dicas de filmes, de séries e de documentários produtivos são, sim, uma boa saída para quem não quer — nem deve — sobrecarregar seus dias pré-prova e ainda assim deseja ganhar um acréscimo na sua preparação.

Mais que ajudar a passar o tempo de espera das provas, um bom filme, ao abordar temas e momentos históricos e ao retratar outros pontos de vista pode contribuir, por exemplo, para o repertório da sua redação ou ainda fazer com que você compreenda fenômenos sociais, culturais, biológicos etc.

Prepare a pipoca, acomode-se no sofá e vá estudar! Que tal convidar amigos que também farão o Enem e após a sessão debater o tema abordado pelo filme?

Adeus, Lenin (2002)
O que aconteceu na Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim? Um dos temas abordados por essa obra que conta a história de uma apoiadora do comunismo que fica em coma durante a queda do muro. Quando ela acorda, meses depois, os filhos fazem de tudo para impedir que ela perceba a mudança, evitando um choque que poderia ser fatal.

Xingu (2012)
O filme retrata a Marcha Para o Oeste, política do governo Getúlio Vargas para incentivar a população a migrar para o interior do Brasil. Xingu narra parte desse processo ao contar a história dos irmãos Villas-Boas na expedição Roncador-Xingu, parte da marca getulista. O primeiro contato com tribos isoladas e a criação do Parque Nacional do Xingu também aparecem na obra.

Privacidade hackeada (Netflix)
Documentário com temática bastante atual, mostra como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica virou o símbolo do perigo das redes sociais após as eleições de 2016 nos Estados Unidos.

O menino do pijama listrado (2008)
Emocionante ficção que ajuda a entender a dinâmica do regime nazista e da Segunda Guerra Mundial. Baseado em um livro sobre a história do filho de um comandante nazista que inocentemente faz amizade com um menino judeu em um campo de concentração.

Que horas ela volta? (2015)
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha. Anos depois, a garota lhe telefona dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o comportamento dela complica as relações na casa. O filme discute o Brasil dividido, as diferenças entre Nordeste e Sudeste, entre ricos e pobres. O Brasil segregacionista e a ideia de união nacional.

Fundada em 1984, a organização sem fins lucrativos TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) dedica-se à disseminação de boas ideias, geralmente em forma de palestras curtas. No início, a ênfase era tecnologia e design, mas hoje, com a popularidade, acaba abordando quase todos os temas. Alguns dos vídeos podem ajudar na argumentação na hora de fazer a redação. Como, por exemplo:

O perigo de uma única história, Chimamanda Adichie
Escritora nigeriana relata nessa palestra como encontrou autêntica voz cultural e nos adverte sobre o perigo de ouvirmos somente uma história sobre uma determinada pessoa ou país. Em tempos de tanto preconceito, racismo e xenofobia, é uma ótima palestra para auxiliar no entendimento e combate desses problemas em nossa sociedade. Ela aborda uma temática atual e de relevância e é uma das obras da matriz de referência do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), por exemplo.

Ame, apesar de tudo, Andrew Solomon
É uma excelente palestra para entender e argumentar sobre o conceito de família no século XXI. Solomon é um escritor norte-americano e partilha conosco o que aprendeu conversando com dezenas de pais perguntando-lhes: qual é a linha que separa o amor incondicional da aceitação incondicional?

O drama silencioso da fotografia, Sebastião Salgado
Nessa palestra, o brasileiro faz uma reflexão sobre os anos de trabalho com a fotografia e o impacto que ele teve na sociedade. Salgado também apresenta algumas fotos do projeto Gênesis, que levou mais de uma década para ser finalizado e o trabalho de restauração que faz na fazenda.

Uma vez que estamos falando de filmes, chegou o seu momento de entrar em cena. Ao longo de 2019, ano de muito esforço e de muito trabalho duro, você aprendeu que para ganhar é preciso arriscar. Aprendeu a enfrentar os seus medos de fracassar. Aprendeu que é preciso agir.

O dia que você tanto aguardava e para o qual se preparou com tanta dedicação chegou. Agora, é a hora de mostrar quem é o ator/atriz principal do seu filme, da sua história. Você é o protagonista dessa história. Lembra? Desenvolveu estratégia, aprimorou técnicas, descobriu novas habilidades, meditou, respirou, avaliou erros etc. Agora é a hora do: “luz, câmera, ação” e detonar no Enem. Boa prova, dê o seu melhor! Estou na torcida, quero dizer, na plateia. @pp_pauloperez

Mais lidas
Últimas notícias