Aproveite que o Enem está chegando e faça sua atualização!

Hoje, às vésperas da prova, você não é mais aquele aluno com grandes dificuldades em aprender

atualizado 23/10/2019 14:13

Istock

Ano letivo terminando, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegando. Momento ideal para que você faça sua atualização. A sua atual versão, esta que está pronta para encarar as provas do dias 3 e 10 de novembro, é sua versão melhorada e deve substituir aquela insegura do início do ano ou do semestre letivo. É imperativo: atualize-se! Isto não é uma carta convite, é essencial que se faça.

É importante que você tenha ciência e que valorize os dias de luta da sua longa trajetória até aqui. Hoje, às vésperas da prova, você não é mais aquele aluno com grandes dificuldades em aprender. Você, com muito esforço, dedicação, trabalho duro e orientação, se transformou em um candidato: atualize-se!

Você chegou cedo ao cursinho (colégio), cumpriu suas metas, fez suas tarefas, corrigiu seus erros, continuou errando, corrigiu outros, errou novos erros, esclareceu suas dúvidas, fez exercícios propostos, chegou tarde em casa, mal viu familiares e amigos e, nos fins de semana, ficou longas cinco horas (no mínimo) sentado fazendo simulados, simulados e mais simulados. Não é mesmo? Percebeu que sua versão atual é a versão candidato e não mais a versão aluno?

A prova do Enem é previsível. Mesmo com o novo governo, de modo geral, espera-se que não haja uma mudança radical no exame. Pode-se sentir, talvez, a ausência de alguns temas, uma vez que, em março, o Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, nomeou uma comissão para fazer uma análise ideológica das questões que compõem o Banco Nacional de Itens.

A comissão do governo de Jair Bolsonaro (PSL) deve ter subtraído questões sobre temas como direitos LGBT+ e feminismo, por exemplo. A recomendação é a de não mudar sua atitude diante da prova. Você treinou muito ao longo do ano e testou diferentes estratégias de provas até encontrar o seu melhor “jeitão” de encarar o exame. É com essa estratégia treinada, repetida e internalizada que você deve ir para os dois dias de provas. Você não é somente mais um participante, sua persistência, resiliência e horas de estudos o transformaram em um candidato: atualize-se!

O professor de psicologia da Universidade da Flórida, Anders Ericsson, afirma que “não há nenhuma evidência de que exista uma causa genética para o sucesso ou o talento de alguém”. É difícil se acostumar com a ideia de que nascemos todos com as mesmas chances de brilhar.

Não é talento que falta, é dedicação. Nossas conquistas são 99% transpiração. A prática leva à perfeição (aliada ao sono, lembra?). Você passou horas, ao longo de 2019 — sem contar os anteriores- aperfeiçoando seu talento, trabalhando a sua sorte. O que realmente faz alguém ficar bom em algo é treino e repetição. Treinos — para muitos quase no limite da exaustão — transformaram seu cérebro e aquele estudante do início da jornada tornou-se um candidato: atualize-se!

Não tenha medo dos erros cometidos ao longo da sua caminhada. Acredite: é preciso errar muito e sempre. Se você sempre repetir aquilo que já sabe, não há evolução. O ideal é falhar tentando algo novo e mais difícil. Aqueles que erram, que corrigem seus erros e treinam mais são recompensados. São os treinos os responsáveis por transformarem os dias de luta em dias de glória. Tem que lutar, não se abater.

Chegou a hora do jogo, chegou o momento de entrar em campo, você, ao longo do ano, abriu mão do prazer imediato em troca do trabalho duro. Estudante de alta performance sabe a diferença entre prioridades e urgências. Estudante de alta performance, feito você, tem aguçado o seu senso de propósito e autocontrole. Estudantes de alta performance transformam-se em candidatos quando atualizados. Atualize-se!

Você transformou sua realidade com muito suor, potencializou suas habilidades naturais, desenvolveu novas. Tomou decisões difíceis e fez escolhas coerentes. Equilibrou suas inquietações, entendeu o seu potencial e as suas limitações. Tudo isso gerou uma mudança em você.

Como dizia Saramago: “É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós”. Nesses dias que antecedem as provas do Enem, tenha um olhar para si. Tenha um olhar carinhoso para si. Afaste-se de sua ilha e veja o quanto você é gigante! Faça valer a pena: atualize-se, candidato!

Que tal acabar o dia de hoje tomando seu banho da vitória (uma das ferramentas do método leal desenvolvido pela professora Fernanda Leal, de Goiânia). Vá para o chuveiro e coloque um Charlie Brown no último volume e mentalize sua caminhada, seus dias de luta e visualize seu dia de glória! Cante sua vida com orgulho.

Na minha vida, nem tudo acontece, mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce! A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir! Boa prova! Dê o seu melhor! Um forte abraço @pp_pauloperez.

Mais lidas
Últimas notícias