metropoles.com

Minicurso ajuda “tias do zap” a checar desinformação nas redes sociais

Programa ensinará maiores de 50 anos a combater desinformação. Curso é gratuito e será ministrado por meio do WhatsApp

atualizado

Compartilhar notícia

Projeto Comprova
Um homem a uma mulher olhando para a foto com fundo verde e amarelo
1 de 1 Um homem a uma mulher olhando para a foto com fundo verde e amarelo - Foto: Projeto Comprova

Estão abertas as inscrições para a versão em português do MediaWise for Seniors, programa de educação midiática criado para auxiliar maiores de 50 anos a identificar e combater a desinformação que circula nas redes sociais. O minicurso é gratuito e será ministrado por meio do WhatsApp. O lançamento no Brasil tem o apoio do Projeto Comprova, do qual o Metrópoles faz parte.

A inscrição pode ser feita a qualquer momento nos próximos 12 meses pelo site do Comprova ou diretamente no WhatsApp. Após a inscrição, os participantes receberão conteúdos por meio do aplicativo durante 10 dias subsequentes.

Com lições que duram entre cinco e sete minutos, em formato de vídeo e mensagens de texto, o público poderá aprender técnicas simples de detecção e verificação de conteúdos suspeitos. Na versão brasileira, o minicurso é apresentado pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy.

Natalia Mazotte, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que coordena o Comprova, explica que a entidade tem procurado investir na educação midiática como forma de combater a desinformação nas redes sociais.

“A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.

Alex Mahadevan, gerente do MediaWise, defende a expansão do programa, que já teve versões em espanhol, inglês e francês. “Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade”.

O Comprova é uma coalização de 40 veículos trabalhando de forma colaborativa para verificar conteúdos desinformativos nas redes sociais. Já o MediaWise é um iniciativa do Poynter Institute, organização sem fins lucrativos. O programa conta ainda com o apoio da Meta.

“Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário”, afirma Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil. “Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico”, completa.

Juntos contra a desinformação

Metrópoles foi escolhido para participar da nova fase do Comprova. O projeto + Redações é apoiado pela Embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil.

A iniciativa busca, de forma objetiva e apartidária, aumentar a capacidade das organizações participantes de avaliar e publicar informação verificada, além de expandir o alcance do projeto a diferentes partes do país. Os temas da checagem e verificação podem incluir assuntos como pandemia, políticas públicas e informações relacionadas às eleições presidenciais de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?