Contra a desinformação, Metrópoles participa de nova fase do Comprova

Projeto + Redações tem apoio da Embaixada e de consulados dos EUA, além da participação de mais cinco veículos jornalísticos brasileiros

atualizado 18/01/2022 19:36

Imagem do mapa do BrasilReprodução/Comprova

O Metrópoles foi escolhido para participar da nova fase do Comprova, coalizão de veículos jornalísticos brasileiros liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que trabalha colaborativamente para investigar desinformação compartilhada nas redes sociais. O projeto + Redações é apoiado pela Embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Outros cinco veículos integram a nova fase do projeto: O Dia (RJ), Plural (PR), Rádio CBN Cuiabá (MT), Portal Imirante (MA) e Portal Norte de Notícias (AM). As organizações foram selecionadas a partir de indicações das principais associações de empresas jornalísticas e validadas pelos atuais 33 membros do Comprova. Foram considerados nessa avaliação itens como alcance, qualidade da produção de conteúdo, capacidade de produção multiplataforma e influência regional.

A iniciativa busca, de forma objetiva e apartidária, aumentar a capacidade das organizações participantes de avaliar e publicar informação verificada, além de expandir o alcance do projeto a diferentes partes do país. Os temas da checagem e verificação podem incluir assuntos como pandemia, políticas públicas e informações relacionadas às eleições presidenciais de 2022.

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, “o trabalho colaborativo de checagem que o Comprova realiza tem se mostrado fundamental para reduzir o potencial de danos de conteúdos virais falsos, enganosos ou descontextualizados. E isso, em ano eleitoral, é ainda mais fundamental. O reforço dessas novas redações vai ampliar a capacidade dessa rede de produzir conteúdo de qualidade e contribuir para um ecossistema informacional mais saudável”.

O + Redações tem duração de 11 meses e os jornalistas receberão mais de 30 horas de treinamento. A diretora-executiva do Metrópoles, Priscilla Borges, destaca a importância do projeto: “Estamos muito animados com a nossa participação no Comprova. Acreditamos que será uma oportunidade de aprendizado e crescimento para todos na redação. Todo conhecimento será repassado aos colegas e favorecerá uma cultura de checagem em todas as editorias”.

Esta não é a primeira iniciativa do Comprova apoiada pela Embaixada e pelos consulados dos Estados Unidos. Em 2020, convênio semelhante permitiu que oito organizações jornalísticas que produzem conteúdos para comunidades específicas, com foco em raça, religião e territórios, recebessem apoio para debelar a desinformação sobre a pandemia. O projeto + Comunidades foi realizado de setembro de 2020 a fevereiro de 2021.

“Com a proliferação de fontes de informação, os meios de comunicação podem se destacar por um compromisso transparente e compartilhado de publicar e promover reportagens precisas e baseadas em evidências. Estamos contentes pela oportunidade de trabalhar com o Comprova e possibilitar que mais leitores tenham acesso a informações verificadas e confiáveis”, destaca o porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford.

Veículos que integram o + Redações:

Metrópoles – veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focado no digital. Sediado em Brasília, tem sucursais em SP, RJ e GO. O portal entrou no ar em setembro de 2015 e foi o canal brasileiro de comunicação mais premiado em 2020.

O Dia – jornal fundado em 1951 no Rio de Janeiro, que produz conteúdo multiplataforma com noticiário sobre o estado do Rio, esportes, economia, entretenimento, celebridades, Brasil e mundo.

Jornal Plural – meio de comunicação independente e on-line que faz jornalismo direcionado ao povo curitibano.

CBN Cuiabá – emissora de jornalismo ligada à Central Brasileira de Notícias – rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio.

Portal Norte de Notícias – portal amazonense que faz parte do Grupo Norte, com conteúdos para TV, rádio, portal e redes sociais que têm o objetivo de levar para o país e para o mundo serviços jornalísticos sobre tudo o que é notícia na Região Norte do Brasil.

Imirante.com – principal portal de notícias do Maranhão, integra o Grupo Mirante. Sediado em São Luís, há 22 anos tem como objetivo levar informação com credibilidade e rapidez aos internautas maranhenses.

Metrópoles, uma história de sucesso

Em apenas seis anos, o Metrópoles conquistou os mais renomados troféus concedidos à imprensa, tanto em disputas nacionais quanto internacionais. Desde a inauguração, em setembro de 2015, o portal venceu 141 prêmios e certificados; 29 deles são internacionais.

Conheça a redação do Metrópoles:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

 

A equipe já levou 14 medalhas no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, ganhou nove categorias do Prêmio Policiais Federais, e também conquistou seis CNTs e cinco Ñhs.

Em 2020, o Metrópoles se tornou o veículo brasileiro de comunicação mais premiado do ano. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal, com sede em Brasília, está na primeira posição, seguido por Rede Globo e Folha de S. Paulo. É a primeira vez que uma publicação fora do eixo Rio-São Paulo lidera a pesquisa.

Em novembro de 2021, o site bateu um recorde mensal, alcançando a marca de 1,131 bilhão de visualizações, resultado de acessos via GoogleFacebookInstagramTikTokKwai e YouTube.

Mais lidas
Últimas notícias