A Revolução dos Bichos, o Holodomor e o Sonho de Lennon

Nos anos 1930, a Ucrânia era o grande celeiro de grãos da URSS, e o regime stalinista desviou a produção agrícola para os soviéticos

Diretor-superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, dá orientações a quem pretende empreender

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vyacheslav Madiyevskyy/Ukrinform/NurPhoto via Getty Images
Guerra ucrania Missil
1 de 1 Guerra ucrania Missil - Foto: Vyacheslav Madiyevskyy/Ukrinform/NurPhoto via Getty Images

O leste europeu voltou a ser pauta mundial. A recente invasão do território ucraniano pela Rússia trouxe o medo do conflito bélico para a humanidade e reacendeu o debate sobre a Guerra Fria.

Nos anos 1920 e 1930, o ditador Josef Stálin conduzia a União Soviética com mão de ferro, instalando um regime de terror que, entre outras coisas, promoveu a coletivização forçada da agricultura, principalmente na Ucrânia. Foi o ápice do totalitarismo soviético.

Holodomor, em ucraniano, significa “deixar morrer de fome”. No início dos anos 1930, a Ucrânia era o grande celeiro de grãos da União Soviética e o regime stalinista desviou a produção agrícola para promover a industrialização acelerada da União Soviética, deixando os camponeses morrer de fome.

Com a censura imposta pelo Kremlin, o Holodomor não teve a mesma condenação mundial do Holocausto, o extermínio de judeus pelos nazistas na II Guerra, apesar de ter matado milhões de ucranianos de fome.

Esses dias assisti ao filme A Sombra de Stálin, uma produção que está na plataforma Netflix. Baseado em fatos reais, o filme retrata a história de um jornalista galês Gareth Jones, que, sem compreender como a União Soviética crescia no período mundial de depressão econômica, resolveu visitá-la para entender o que se passava.

E ele descobriu que a origem dessa riqueza vinha da Ucrânia.

A Revolução Bolchevique de 1917 inspirou o escritor inglês George Orwell a escrever o clássico A Revolução dos Bichos, em que mostra uma rebelião dos bichos contra a exploração dos humanos em uma fazenda. Orwell transformou em fábula a crítica da transformação do sonho de igualdade da revolução soviética em pesadelo de opressão do stalinismo.

Como na realidade, na revolução dos bichos o poder se impõe à utopia revolucionária e os animais passam a agir como os humanos. Quando os porcos assumem a liderança da fazenda, buscam privilégios e mudam sua concepção de igualdade, agindo como os humanos que foram depostos.

“Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”: esta frase resume a fábula de George Orwell, publicada em 1948, mas ainda muito atual.
Revolução musical

Há 51 anos, John Lennon, um beatle que revolucionou o mundo com seus acordes e suas canções, fez uma apologia à paz mundial. Vivendo o impacto da Guerra do Vietnã, Lennon, inspirado no amor, cantou o sonho de promover a paz entre os povos.

Imagine é mais que uma melodia nostálgica; é um convite para a humanidade refletir sobre a possibilidade de um mundo onde não exista motivos para matar ou para morrer, como na guerra.

O sofrimento vivido na Guerra do Vietnã levou Lennon a construir um sonho em forma de música que se tornou um hino da paz mundial. Lennon e Yoko, o casal de artistas revolucionários, fazem um convite a humanidade por meio da famosa frase “make love, not war” (faça amor, não faça a guerra).

Os primeiros acordes do piano da música Imagine nos fazem viajar em um mundo em que a fábula de Orwell nos levaria a um desfecho diferente, onde o amor seria o condutor da igualdade entre todos os humanos. A sátira à utopia seria compreendida na imperfeição traduzida em amor.

A guerra instalada entre Rússia e Ucrânia está tendo reflexos em todo o mundo. Caminhamos para consequências econômicas, políticas e sociais que impactarão todas as nações. Nenhuma guerra é justificada ou pode ser defendida.

Contra a humanidade

A invasão de um território soberano e as mortes causadas são reprováveis, para quem se considera civilizado. O sonho de John Lennon é a esperança de todos nós. A sátira à utopia feita por George Worell é a eterna busca pelo sonho de um mundo melhor.

Nenhum regime que imponha a restrição da liberdade e a fome, como o Holodomor, pode ser aceito pela humanidade.

Os fins não justificam os meios. Está na hora de a humanidade provar sua evolução. Não existem inocentes nesta guerra, muito menos vencedores e derrotados. Nenhuma imposição se sobrepõe a um diálogo e uma construção de todos.

Construir um mundo mais justo é incorporar a nossa imperfeição e buscar a liberdade como fiscal de nossa própria consciência. Não será pelo ódio que iremos combater a opressão retratada na Revolução dos Bichos.

Apenas o amor nos fará compreender que nossas diferenças nunca nos farão iguais, mas podem nos tornar solidários em um sonho de paz no mundo.

  • Valdir Oliveira é superintendente do Sebrae no DF

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?