metropoles.com

“Tudo pronto até 6ª”, diz secretário do Comércio dos EUA sobre tarifas

Segundo Howard Lutnick, é possível que os EUA mantenham negociações apenas com a União Europeia (UE) e a China após o fim do prazo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Anna Moneymaker/Getty Images
Imagem de Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, observando o presidente dos EUA Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, observando o presidente dos EUA Donald Trump - Metrópoles - Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, voltou a afirmar, nesta terça-feira (29/7), que o governo do presidente Donald Trump não pretende prorrogar o prazo para negociações com outros países sobre as tarifas comerciais anunciadas pela Casa Branca.

As taxas sobre os produtos exportados por diversos países (entre os quais o Brasil) aos EUA entram em vigor, em tese, na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto. O Brasil é o país que foi alvo das maiores taxas.

Trump anunciou a aplicação de tarifas extras de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos norte-americanos. Até o momento, não houve avanço significativo nas negociações entre os governos brasileiro e dos EUA.

Os EUA também instauraram investigação comercial, aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), a pedido de Trump. O governo norte-americano afirma que a análise pretende investigar supostas práticas comerciais desleais do Brasil em relação aos EUA e cita como exemplo as recentes disputas judiciais envolvendo plataformas digitais.

China e UE são exceções

Segundo Howard Lutnick, que concedeu entrevista à CNBC, é possível que os EUA mantenham negociações com a União Europeia (UE) e a China acerca das tarifas comerciais. “Mas, para o resto do mundo, teremos tudo pronto até sexta-feira”, garantiu o secretário do Comércio norte-americano.

No último domingo (27/7), após uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Edimburgo (Escócia), Trump confirmou que EUA e UE chegaram a um acordo sobre as tarifas.

As tarifas de 30% impostas por Trump foram reduzidas para 15%, em formato semelhante ao que ocorreu com o Japão.

Também no domingo, em entrevista à Fox News, Howard Lutnick afirmou que a nova rodada do tarifaço de Trump entrará mesmo em vigor no dia 1º, sem possibilidade de prorrogação do prazo.

No caso de China e UEA, ainda estão em andamento conversas a respeito das tarifas impostas ao aço e ao alumínio, além de regulamentações de serviços digitais. Segundo Lutnick, essas negociações com chineses e europeus têm “características próprias”.

Tarifas “duras” para produtos farmacêuticos

Na entrevista, o secretário do Comércio dos EUA disse também que os produtos farmacêuticos foram “parte fundamental” do acordo com a UE.

“Era importante para eles que os produtos farmacêuticos fizessem parte do acordo com 15%, porque o presidente Trump apresentará nas próximas duas semanas sua política farmacêutica, e ela será mais alta”, afirmou, sem divulgar maiores detalhes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?