metropoles.com

Sob risco de despejo, Tok&Stok contrata ajuda para renegociar dívida

Após dificuldades para pagar dívidas, a Tok&Stok contratou a Alvarez & Marsal para conversar com credores; empresa é alvo de ação de despejo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
TokStok
1 de 1 TokStok - Foto: Divulgação

A empresa de móveis e decoração Tok&Stok teria contratado a consultoria Alvarez & Marsal para renegociar dívidas. O valor total do passivo não foi revelado.

A Tok&Stok é mais uma das empresas afetadas pela crise no mercado de crédito desencadeada pelo caso Americanas. Depois que a varejista revelou um problema de R$ 20 bilhões no balanço, os bancos passaram a adotar condições mais restritas para renegociar dívidas corporativas.

A empresa de móveis e decoração é mais uma a precisar de ajuda para conversar com os credores, entrando no grupo de negócios como Marisa, CVC e Light.

No caso da Tok&Stok, um erro estratégico pode ter impactado o endividamento. Depois de registrar um 2020 excelente, embalado pelas vendas digitais durante a pandemia do coronavírus, a empresa de móveis fez uma série de investimentos e cogitou até mesmo abrir capital na Bolsa de Valores.

O fim das medidas sanitárias esfriou as vendas digitais. A alta na taxa de juros encareceu a compra de imóveis e as linhas de crédito para reforma, o que impactou também as vendas em lojas físicas. O faturamento encolheu em 2021 e 2022.

Mais cedo, nesta quinta-feira (16/2), a gestora Vinci comunicou ao mercado que está movendo uma ação de despejo contra a Tok&Stok. Segundo a Vinci, a empresa de móveis não estaria pagando os aluguéis do centro de distribuição localizado em Extrema, Minas Gerais. O galpão faz parte do patrimônio de um fundo imobiliário administrado pela gestora.

Em nota, a Tok&Stok disse não ter sido informada da ação de despejo e afirma que está em processo de negociação do contrato de aluguel com a Vinci.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?