metropoles.com

Safra 2023/2024 deve ser de 312,3 milhões de toneladas, projeta Conab

Resultado da safra brasileira de grãos representaria uma queda de 2,4% em relação ao patamar alcançado na temporada passada, diz a Conab

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Atividade agrícola no Brasil (agronegócio)
1 de 1 Atividade agrícola no Brasil (agronegócio) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A safra brasileira de grãos da temporada 2023/2024 será menor do que a anterior, segundo projeções divulgadas nesta quinta-feira (7/12) pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

De acordo com a Conab, a safra de grãos no país será de 312,3 milhões de toneladas, o que significaria uma queda de 2,4% em relação ao patamar alcançado na temporada passada.

Segundo a entidade, a redução se deve, principalmente, à baixa incidência de chuvas e às altas temperaturas registradas na região Centro-Oeste, além do excesso de precipitações no Sul do país.

“Essas condições climáticas adversas afetaram o desenvolvimento de importantes culturas, como soja e trigo”, diz a Conab, em nota.

Projeção do IBGE

Também nesta quinta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou sua projeção para a safra de 2023.

Segundo o órgão, a produção brasileira de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas deve ser de 316,3 milhões de toneladas, uma alta de 20,2% em relação à temporada anterior.

A área a ser colhida (77,8 milhões de hectares) teve um avanço anual de 6,3% (mais 4,6 milhões de hectares).

Para 2024, a expectativa do IBGE é que a safra brasileira de grãos chegue a 306,2 milhões de toneladas, o que representaria um recuo de 3,2% em relação à temporada anterior (menos 10,1 milhões de toneladas).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?