metropoles.com

IBGE revisa dados e diz que PIB do Brasil cresceu 3% em 2022

Estimativa anterior do IBGE indicava que o PIB brasileiro havia avançado 2,9% no ano passado. Instituto fez outras revisões também para 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (5/12) a revisão de dados sobre o crescimento da economia do país em 2022.

De acordo com o órgão, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 3% no ano passado, e não 2,9%, como calculado anteriormente.

“Com essa revisão, o resultado anual de 2022 variou 0,1 ponto percentual, explicado principalmente pela mudança de pesos do Sistema de Contas Nacionais”, afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

O IBGE também revisou os índices de crescimento da economia brasileira nos dois primeiros trimestres de 2023. Segundo o instituto, a alta do PIB entre janeiro e março deste ano foi de 1,4% (ante 1,8% da projeção anterior). Já entre julho e setembro, o crescimento passou de 0,9% para 1%.

No terceiro trimestre deste ano, o PIB do Brasil registrou uma leve alta de 0,1%, segundo o IBGE, na comparação com o trimestre anterior.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 2%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, a alta foi de 3,1%.

No acumulado do ano, até setembro, a alta é de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre somou R$ 2,741 trilhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?