metropoles.com

Produção de veículos dispara em maio e vendas sobem quase 10%

Aumento se deve a uma base muito baixa de comparação, com o péssimo resultado de abril; montadoras se prepararam para programa de incentivo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Venda de carros novos pátio empresa - Metrópoles
1 de 1 Venda de carros novos pátio empresa - Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A produção de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil disparou em maio, na comparação com o péssimo resultado de abril, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (6/6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo o levantamento da entidade, a produção de veículos saltou 27,4% em maio. Já na comparação com maio do ano passado, o crescimento foi de 10,7%.

De acordo com a Anfavea, 227,9 mil veículos foram montados no país, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Em abril, a produção de veículos no país despencou quase 10%, em meio a uma série de paralisações de fábricas de montadoras  – foram nove apenas naquele mês. Com uma base de comparação muito baixa, o resultado de maio foi inflado. 

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, o aumento da produção já era esperado em maio. Para ele, as montadoras quiseram se preparar para ter mais veículos à disposição e atender ao aumento de demanda projetado por causa do programa de incentivos ao setor automobilístico anunciado pelo governo federal.

A alta na produção ficou concentrada em automóveis e comerciais leves (+15,1%). A indústria de caminhões, por outro lado, viu a produção despencar quase 40%.

Vendas

As vendas de veículos novos cresceram 9,8% no mês passado, para 176,5 mil. Entretanto, em relação a maio do ano passado, houve recuo de 5,6%.

No acumulado do ano até maio, a produção de veículos registrou alta de 6,2%, para 943 mil. As vendas aumentaram em 9,3%, para 809 mil unidades no período.

Compartilhar notícia